Chacina: Chico Lopes cobra esclarecimentos pelo Governo do Estado

Em pronunciamento realizado na última quinta-feira (26/11), na tribuna da Câmara Federal, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) lembrou os 15 dias decorridos desde a chacina registrada na Grande Messejana, em Fortaleza, cobrando novas informações do Governo do Estado quanto ao caso.

Campanha mobiliza internautas a dedicar músicas para Dilma - Agência Câmara

Tornando a se solidarizar com os familiares das vítimas de chacina, Chico Lopes apontou necessidade de esclarecimentos à sociedade, sobre o caso que chocou a população cearense e ganhou repercussão nacional e internacional, como a pior chacina já registrada em nosso Estado.

"A população está chocada com a perda de tantas vidas, em sua maioria de jovens moradores da periferia de Fortaleza, que não cometeram nenhum crime, não tinham histórico de passagem pela polícia, não haviam entrado em conflito com ninguém. Foram sumariamente julgados e assassinados apenas pela condição de jovens, em sua maioria negros e moradores de bairros afastados das regiões ditas 'nobres' da capital cearense", destacou o deputado no pronunciamento.

"Quero aqui apelar por uma resposta concreta por parte das autoridades da segurança pública quanto a esse caso. Passados 15 dias desde a maior chacina da história de Fortaleza, não há ainda respostas quanto a quem foi – ou quais foram – os autores e executores desses homicídios. A sociedade aguarda ansiosa por esclarecimentos quanto a esse fato", ressaltou, apontando que é preciso uma resposta rápida.

"Queremos aqui, para isso, reiterar nossa solicitação ao Governo do Estado e à Secretaria da Segurança Pública, para que sejam prestadas novas informações à sociedade, com explicações detalhadas sobre o caso e os seus responsáveis e com providências a serem tomadas para que outros assassinatos como esses não venham a ocorrer", complementou Chico Lopes, também registrando sua solidariedade às famílias dos 14 policiais mortos no Ceará em 2015, mas reforçando que a sociedade espera uma apuração precisa das responsabilidades pela chacina na Grande Messejana.

Após duas manifestações pedindo paz e denunciando a situação, a população de Messejana continua em clima de medo e ansiedade. As pessoas seguem inseguras, diante dessa situação. Nosso apoio e nossa solidariedade aos moradores do Curió, da Lagoa Redonda, da Messejana, que estão corajosamente enfrentando esse contexto, não se dobrando à atmosfera de violência e incerteza. Porque a vida precisa continuar, e não podemos nos sentir prisioneiros dentro de nossas próprias casas, em nosso próprio bairro, em nossa própria cidade.

"Assim como nos manifestamos inicialmente, logo após as primeiras notícias a respeito dessa chacina, reiteramos que nosso mandato está à disposição, também para contribuir no diálogo com o Governo do Estado, com as autoridades da segurança pública e com o Ministério Público. Esperamos, reitero, um novo comunicado do Governo do Estado, com respostas efetivas quanto a esse caso, que não pode, sob nenhuma hipótese, passar impune".

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)