"Precisamos traduzir melhor nossa linha política", defende Bertotti

O papel do PCdoB na conjuntura política do Recife, de Pernambuco e do Brasil foi avaliado pelo dirigente comunista José Bertotti na última reunião plenária da atual direção do Comitê Municipal do partido na cidade, realizada no último sábado (7). Na ocasião, ele elencou ainda as perspectivas de ação e os desafios da legenda nos próximos meses na capital do estado. 

José Bertotti - Divulgação

"O PCdoB tem clareza de qual é o seu papel. É um partido que consegue ser, ao mesmo tempo, contra o golpe, a favor do projeto progressista em desenvolvimento no país e não estar identificado com a dificuldade política que o governo federal vive hoje", afirmou.

Bertotti chamou atenção ainda para a importância do papel desempenhado pelo PCdoB no Recife. "Aqui, nós jogamos um papel muito importante ao conseguir ser aliados do PSB nos campos estadual e municipal e do PT no campo nacional. E essa particularidade requer um esforço de debate, de conversa com os nossos aliados e com as pessoas que ainda não conhecem a nossa linha política, pois dessa forma contribuímos para manter laços entre as forças mais consequentes que contribuíram para as importantes transformações sociais vividas pelo Brasil nos anos recentes, com reflexos diretos na melhoria de vida do povo Recifense ", destacou.

Para ele, "com o espaço e a influência que o PCdoB tem no Recife, nós podemos traduzir melhor a linha política nacional", tarefa a ser assumida pela nova direção municipal a ser eleita no próximo sábado (14).

"Nós devemos construir um plano de ação que atue nos diversos setores da sociedade recifense, que venha a traduzir de maneira mais clara a linha política nacional do partido – pois, nós temos a responsabilidade de implementar essa linha política -, e é nesse espírito que temos condições de crescer, aglutinar, juntar pessoas em torno da bandeira do partido hoje, que é “defender a democracia e criar condições para retomada do desenvolvimento a partir de novos investimentos que direcionem as nossas imensas riquezas e potencial de trabalho da população brasileira para as melhorias das condições de vida do próprio povo.”

Frente Popular

Para Bertotti, o partido joga um papel importante também na constituição e efetivação da Frente Brasil Popular. "Vale destacar a contribuição dos militantes do PCdoB para os eventos que foram organizados no Recife, sem a qual a Frente Brasil Popular teria muitas dificuldades para se expressar como alternativa", disse.

"Quem foi ao ato de lançamento da Frente no Sindicato dos Bancários e assistiu às intervenções, principalmente as de Luciana Santos, Luciano Siqueira e Helmilton Beserra, percebeu que foram intervenções precisas, politizadas. Luciana, por exemplo, iniciou sua fala abordando o processo de aglutinação de forças das quais nós fazemos parte que permitiu juntar os partidos políticos em torno da eleição de Lula à Presidência da República, o que só foi possível depois de cinco pleitos. Então, dentro do projeto de desenvolvimento do país em bases progressistas tem um partido chamado PCdoB que tem dado uma grande contribuição".

Alternativa

Sobre as perspectivas do partido para o futuro próximo, Bertotti apontou a possibilidade de a legenda vir a ser a alternativa para muitos que hoje estão sem esperança, mas que almejam dar continuidade e aprofundar as transformações em curso no Brasil iniciadas após a primeira vitória de Lula em 2002.

"Quando um Bolsonaro é ovacionado é porque setores da mídia atuam na espetacularização de certos eventos que contribuem para o clima de instabilidade política estimulado pela oposição. É claro, que uma sociedade complexa como a brasileira possui nichos de pessoas que têm interesse na instabilidade, que defendem ideias reacionárias, mas nós sabemos que essa não é a realidade desse tempo mais recente do Brasil, sabemos que as pessoas se identificam com o projeto de inclusão, de melhoria das condições de vida do povo. Então, essa é a hora de o PCdoB se colocar como alternativa, como aliado, como partido que atraia os militantes que têm interesse de travar uma luta política mais consequente e naquele partido que, de fato, pode agregar as pessoas".

Para ele, não será do dia para a noite que o PCdoB vai se tornar um partido grande. “O nosso objetivo muito claro é formar uma chapa própria de vereadores que possa defender e divulgar as propostas do PCdoB para a construção de um Recife mais humano elegendo uma bancada própria de vereadores. Nós ainda temos um caminho a percorrer até março de 2016 para fortalecer as pré-candidaturas que já estão postas e ampliar esse quadro para que possamos atingir nossa meta de eleger quatro vereadores na próxima legislatura. Para isso precisamos agregar e organizar melhor a nossa militância nos espaços que conquistamos e ampliar nosso crescimento no movimento sindical, no movimento popular e nas universidades ", avaliou.

Cuidar do partido

Em sua intervenção, Bertotti defendeu também o fortalecimento do partido. "Temos de cuidar do nosso partido, fazê-lo crescer, e a 14ª Conferência Municipal é o estágio de onde partiremos para assumir essa tarefa, que é maior do que as que nós assumimos anteriormente porque hoje apesar de termos contribuído ativamente para eleger e participar diretamente dos quatro últimos mandatos presidenciais no Brasil parece que as dificuldades são maiores. E são mesmo, pois vivemos no capitalismo, que enfrenta uma das suas mais graves crises em âmbito mundial, com a maioria da população ainda oprimida, vivendo em condições subumanas, vivendo com muita dificuldade, associado a uma fase em que tentam derrubar o projeto que melhorou as condições de vida do povo do nosso país".

"Como se traduz isso na prática? Nos organizando, defendendo as nossas ideias e tendo uma linha política clara. Nós pensamos na política porque o PCdoB está vivo e hoje se coloca como um partido identificado com a defesa do projeto de desenvolvimento em curso e isso é um patrimônio e esse patrimônio que temos em nível nacional nós temos de defender aqui no Recife para nos organizarmos e fazer o partido avançar e se constituir aqui também como alternativa na cidade, no estado e no país".

Audicéa Rodrigues, com informações de Inamara Mélo
Do Recife