Frente Ampla pela Paz pede que as Farc mantenham o cessar fogo
A Frente Ampla pela Paz enviou um comunicado nesta quarta-feira (4) às Farc, para pedir que a guerrilha mantenha o compromisso de cessar fogo unilateral. Já para o governo o movimento pediu que fortaleça as condições para dar continuidade ao processo de paz.
Publicado 04/11/2015 10:38

No comunicado a FAP pede ainda que as duas partes cumpram o pacto de agilizar os Diálogos de Paz realizados em Havana e enquanto isso reduziam a intensidade dos confrontos na Colômbia.
As Farc anunciaram o cessar fogo unilateral no dia 20 de julho, e desde então vem cumprindo o compromisso. A decisão foi tomada com base na ordem presidencial, de Juan Manuel Santos, de suspender os bombardeios e ataques aéreos contra a guerrilha.
No entanto, a FAP achou pertinente se pronunciar após as Farc alertaram que o governo tem promovido “ações perturbadoras” para a trégua, entre elas envio das forças armadas a zonas onde estão localizadas as tropas insurgentes.
“Não podemos ignorar os avanços que se sucederam depois do cumprimento do cessar fogo anunciado de forma autônoma pelas Farc, ao tempo que o governo deve responder com gestos similares para diminuir a agressividade do conflito”, afirmou o comunicado da entidade composta por movimentos sociais e políticos.
Na declaração a FAP anuncia que militantes irão a Havana com o objetivo de contribuir com o avanço do processo de paz nas mesas de diálogos.