PCdoB-CE intensifica ações para trazer filme sobre Osvaldão

O Comitê Estadual do PCdoB está buscando articular ações junto às entidades, sindicatos e militantes do Partido. O intuito é trazer para o Ceará o documentário “Osvaldão”, que narra a trajetória do lendário Osvaldo Orlando da Costa desde a infância, o comando do Destacamento B da Guerrilha do Araguaia até sua morte nas selvas do Sul do estado do Pará.

A campanha para arrecadar recursos para exibir em Fortaleza está na reta final. O objetivo do financiamento coletivo é angariar fundos para levar o documentário para sete capitais do Brasil: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. “O Ceará foi o Estado que menos arrecadou até agora”, alerta Flávio Vinícius, secretário estadual de Juventude do PCdoB-CE. E é para reforçar esta campanha que o Comitê Estadual está intensificando as ações com o intuito de arrecadar mais recursos e garantir a vinda do filme para cá.

A plataforma escolhida para a arrecadação do recurso foi o Catarse, um dos principais sites que gerenciam financiamentos desse tipo na rede. O endereço para contribuir é osvaldao.catarse.me. São sete campanhas simultâneas. A meta é conseguir R$ 10.458 para cada cidade, o que poderá garantir que o filme seja lançado e entre em cartaz no circuito comercial destas capitais.

“A contribuição é importante não só junto às entidades, mas também de forma individual. Cada pessoa pode ajudar tanto doando quanto reforçando a propaganda em seus núcleos, quer seja no trabalho, na família ou onde mais ele atue. Trazer este filme para cá tem grande significado, pois ele está na contramão das grandes redes de distribuição. Filmes independentes, como o de Osvaldão, têm pouco espaço ainda mais com este caráter questionador”, ratifica Edilson Cavalcante, membro da Comissão de Organização do Comitê Estadual.

Os recursos arrecadados irão subsidiar o filme no circuito comercial, fazer a divulgação, produzir as cópias para exibição e o material gráfico, além de produzir as pré-estreias em cada uma destas cidades, que contarão com debates com a presença dos diretores. Passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte estão inclusos no orçamento.

Osvaldão

Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Ele foi o primeiro a chegar na região do Araguaia e se misturou na comunidade como garimpeiro e mariscador, conhecido pela sua bondade, força e coragem, foi morto em abril de 1974.

O documentário

“Osvaldão” é uma produção independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.

O músico Criolo faz participação especial e empresta a sua voz a Osvaldão. Outros artistas como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri também participam narrando pequenos trechos.

A realização do documentário é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.

Ficha técnica

Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Michiles
Roteiro: Vandré Fernandes
Fotografia e Montagem: André Michiles e Fábio Bardella
Trilha Original: Daniel Altman
Vocais especiais: Criolo, Antonio Pitanga, Leci Brandão, Renegado e Fernando Szegeri
Produção Executiva: Renata Petta, Ana Petta, Adalberto Monteiro e Leocir Costa Rosa
Realização: Fundação Maurício Grabois
Produção: Clementina Filmes
Coprodutora: Estrangeira Filmes

Para doar


De Fortaleza,
Carolina Campos