Lula completa 70 anos incomodando a oposição e sendo orgulho do povo
O mais bem avaliado presidente da história do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, completa 70 anos, nesta terça-feira (27), com uma trajetória de luta marcada pelo compromisso com o povo brasileiro. O nordestino retirante, operário e líder sindical que se tornou chefe de Estado, fato que ainda incomoda tanta gente, mas é motivo de orgulho para outros milhões de brasileiros.
Por Dayane Santos
Publicado 27/10/2015 11:32
Foi com Lula que o país conquistou avanços sociais, tendo como carro-chefe programas como o Bolsa Família, a valorização real do salário mínimo, a redução do desemprego em níveis históricos, a ampliação do acesso ao ensino superior, a realização do sonho da casa própria com o Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Na campanha para desgastar o seu legado, o consórcio oposicionista divulgou pesquisa de opinião para candidatos à Presidência da República, sendo que Dilma Rousseff completou um ano de sua eleição e apenas 10 meses de mandato. Eles bem que tentaram, mas mesmo com todos os ataques, ilações e factoides da mídia, para desespero da oposição derrotada nas urnas, ele ainda é a liderança política mais importante deste país e o nome mais forte para a disputa presidencial de 2018 que eles querem tanto antecipar.
Lula com João Amazonas no comício de 1º de Maio de 1989 |
Apesar disso, as manchetes dedicaram o foco no índice de rejeição de Lula, que era de 55%. Esse índice visto isoladamente parece alto, no entanto, diferentemente da preferência de voto, o índice de rejeição dos adversários listados revelava o que eles gostam de chamar de empate técnico.
Os tucanos José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves tinham 54%, 52% e 47% de rejeição, respectivamente; Marina Silva 50%: e Ciro Gomes apresentava 52%.
Mesmo depois de quase um ano sendo o principal alvo das ilações, mentiras e factoides despejados em centenas de milhares de jornais, revistas, matérias de sites e reportagens de jornais de TV, Lula é o candidato forte.
Vale destacar que no mesmo dia em que foi divulgada a pesquisa e às vésperas dos 70 anos de Lula, a Polícia Federal deflagrou uma fase da Operação Zelotes. Apesar de mandatos de prisão e condução coercitiva, o destaque da imprensa foi a ação de busca e apreensão realizada na empresa de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente.
“Não passa de um factoide com a clara intenção de atingir o ex-presidente Lula às vésperas do seu aniversário de 70 anos”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que destaca ainda que todos os pedidos de busca e apreensão e de prisões preventivas da Zelotes foram negados pela Justiça. “Agora foi autorizada uma ação espetaculosa, que tem justamente o filho de Lula como alvo. (…) Não existe qualquer vínculo entre as questões investigadas pela Operação Zelotes, que apura denúncias de corrupção no Conselho de Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, e a empresa de Luís Cláudio Lula da Silva.”
Mensagens nas redes
Nas redes sociais, diversas mensagens de políticos, atletas e outras personalidades foram postadas em homenagem aos 70 anos de Lula. A presidenta Dilma Rousseff fez questão de deixar a sua mensagem ao amigo e companheiro de luta. "Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil. O presidente que conquistou o coração dos brasileiros", disse a presidenta, destacando que “é testemunha de sua luta para fazer do Brasil um país de todos”.
A presidenta Dilma Rousseff manda parabens ao ex-presidente Lula
#Lula70"Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil. O presidente que conquistou o coração dos brasileiros." Hoje, Lula completa 70 anos. A presidenta Dilma Rousseff mandou um abraço "do tamanho do Brasil" ao ex-presidente.
Posted by Lula on Terça, 27 de outubro de 2015
“Avante! Vamos vencer essa batalha”, enfatizou Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB e deputada federal, que também prestou sua homenagem ao ex-presidente. “Nós já passamos por momentos muito mais difíceis no país. Tenho certeza que você é peça fundamental, pois é o grande líder de massas e político de nosso país. Um beijo e firme na luta”, completou.
#Lula70"Um beijo e firme na luta." A deputada Luciana Santos, conterrânea de Lula, ex-prefeita de Olinda e presidenta do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, mandou sua mensagem de parabéns pelos 70 anos do ex-presidente. Assista:
Posted by Lula on Sábado, 24 de outubro de 2015
"Lula, bem-vindo ao setentinha. Receba a minha solidariedade, não só pelos 70 anos, mas por tudo que você vem passando. Estou com você, como sempre", disse o cantos e compositor Chico Buarque.
"Nós ainda temos muita coisa para fazer nesse mundo afora. Erradicar a fome é possível. O senhor mostrou isso no Brasil", enfatizou José Graziano, diretor-geral Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
"Nós contamos e precisamos muito de você. Hoje e por muito tempo", disse Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo.
João Pedro Stédile, da liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), destacou seu legado: “Que o senhor possa seguir ajudando o povo brasileiro a se conscientizar sobre nossos inimigos e percorrendo esse Brasil levando uma voz de esperança”, afirmou.
"Parte destes 70 anos foi dedicado ao povo do Rio de Janeiro, que se libertou. O senhor levou o desenvolvimento econômico aonde as pessoas já não acreditavam mais", destacou ainda Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.
Um dos vídeos mais assistidos e compartilhados foi o da equipe do Corinthians, com o técnico Tite, o gerente de futebol Edu Gaspar e os jogadores Cássio, Felipe, Ralf, Danilo e Jadson.
O cantor Zeca Pagodinho também enviou uma mensagem: “Meu querido amigo, feliz aniversário! Seu amigo está aqui, com saudade de você”, disse.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira; a diretora e produtora de cinema Tata Amaral; Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, participaram igualmente da iniciativa.
“Tenho certeza de que o Brasil ainda precisa do senhor e nós vamos estar juntos nessas batalhas para melhorar a vida do povo brasileiro”, disse o ministro da Cultura, Juca Ferreira.