Alice anuncia continuação da luta contra cobrança nas universidades
A Câmara pode votar, em sessão plenária nesta terça-feira (27), o projeto que permite às universidades públicas cobrarem pelos cursos de pós-graduação, inclusive mestrado profissional. Já aprovado em 1º turno, a proposta é criticada pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que vê na medida um precedente para a privatização das universidades públicas.
Publicado 27/10/2015 16:00
Os deputados precisam analisar os destaques apresentados ao texto, que pedem a exclusão da possibilidade de mestrado profissional pago. Esses destaques são de vários partidos que temem prejuízos ao mestrado acadêmico devido à equivalência, para o aluno, desses títulos, o que desestimularia a procura pelo acadêmico.
No debate sobre a matéria realizado na Comissão de Educação, Alice falou dos riscos da aprovação da PEC. Segundo ela, a matéria representará, na prática, uma migração do mestrado stricto sensu para o mestrado profissional, como forma de captação de recursos e de sobrevivência neste cenário de restrições ao financiamento público à educação.
A parlamentar avalia ainda que os mestrados profissionais não mais serão criados pelos seus objetivos educacionais intrínsecos, mas pela possibilidade de aporte de recursos que eles poderão trazer.