Publicado 24/10/2015 12:22
Dilma se reuniu, na quinta-feira (22), com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, no Palácio do Planalto. Eles relataram os prejuízos nos estados decorrentes das enchentes e vieram pedir ajuda do governo federal.
Nos estados, ela deverá ser recebida pelos governadores do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e Raimundo Colombo, e sobrevoar as áreas mais atingidas.
Mais de 20 mil pessoas de 97 cidades catarinenses já foram afetadas pela chuva de outubro em Santa Catarina, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil do estado. Pelo menos 1.126 estão desalojadas e mil desabrigadas.
O Ministério da Educação anunciou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois municípios de Santa Catarina – Rio do Sul, onde havia dois locais de prova, e Taió, onde o Enem seria feito em três locais. O exame está agendado para ocorrer neste fim de semana em todo o país. Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou que a decisão foi tomada em razão de inundações decorrentes das fortes chuvas que atingem o Sul do país.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registra 62 municípios em situação de emergência. Ao todo, são 132 cidades atingidas pelas chuvas que no estado, desde o inicio do mês. A Defesa Civil registra 177 mil pessoas atingidas, com 6.408 famílias desalojadas e 1.353 desabrigadas.
Em Porto Alegre, mais de 10 mil pessoas foram afetadas pela enchente com suas casas alagadas. Conforme a Defesa Civil, 1,5 mil pessoas estão fora de casa, além de 630 pessoas que estão em abrigos disponibilizados pela prefeitura.