Reunião da Comissão Política discute organização da Conferência
A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu nesta segunda-feira (19/10), em Salvador, para debater o momento político nacional, as propostas de regimento interno e eleitoral da Conferência Estadual, que acontece nos próximos dias 14 e 15 de novembro. O encontro serviu para discutir, também, a nominata para a próxima direção estadual, que será escolhida na Conferência.
Publicado 19/10/2015 18:19 | Editado 04/03/2020 16:14
O presidente estadual do partido, Daniel Almeida, abriu os trabalhos fazendo uma rápida avaliação da conjuntura. “Atravessamos um período de muita instabilidade, de desfecho imprevisível, em que os momentos de estabilização se alternam com os de agravamento da crise. A tentativa de interrupção do mandato da presidenta Dilma pelo consórcio oposicionista se mantém de pé. E a dificuldade maior no horizonte para as forças democráticas é a possibilidade de abertura do processo de impeachment, que poderia gerar um cenário de graves dificuldades para o projeto”.
Para Daniel, a reforma administrativa definida por Dilma foi correta, proporcionando um ajuste na articulação política com um perfil mais adequado com o Congresso e demais instituições. Ele afirmou, ainda, que as contundentes denúncias divulgadas contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, e o processo aberto contra ele na Comissão de Ética da Casa, podem gerar reações imprevisíveis por parte do oposicionista deputado do PMDB.
“Essa semana pode ser decisiva para o desfecho da crise que envolve o destino do deputado que pode definir a abertura ou não do processo de impeachment”, explicou Daniel Almeida.
A secretária Estadual de Organização, Daniele Costa, expôs à reunião as propostas de regimento interno e eleitoral e de composição da mesa diretora da Conferência Estadual; apresentou também a sugestão do secretariado de nominata da nova direção estadual, a ser divulgada ao pleno do Comitê em reunião agendada para o dia 6 de novembro.
A reunião produziu algumas propostas alternativas à versão original e aprovou a convocação de um novo encontro da Comissão Política, em 26 de outubro, para finalizar o debate sobre a proposta de composição da nova direção estadual.
Da Redação