Comitê Municipal do PCdoB Olinda debate metas até o final de 2015
O comitê municipal do PCdoB em Olinda se reuniu na noite de quinta-feira (24), na sede do partido, para debater as metas e propostas de atividades a serem realizadas ainda no segundo semestre de 2015. Na pauta do encontro, a conjuntura política nacional, o apoio do partido a presidente Dilma (PT) e a convocação para a 16º Conferência Municipal.
Publicado 28/09/2015 16:40 | Editado 04/03/2020 16:55
Ainda na agenda da reunião, debate sobre o legado do Partido Comunista do Brasil no município, após oito anos de gestão da presidenta nacional e deputada federal, Luciana Santos, e do primeiro e segundo mandatos do prefeito Renildo Calheiros, que em 2015 completa sete anos de gestão.
Compuseram a mesa o presidente do PCdoB em Olinda, Luciano Moura; o secretário de Organização, Matheus Lins, e Isadora Garcia, membro do comitê municipal. Luciano Moura deixou claro em sua fala que a grande mídia joga um papel decisivo na desestabilização política e infla a opinião de setores que defendem o impeachment. "A imprensa publica todos os dias de maneira deliberada e tendenciosa as dificuldades que o Brasil passa devido à crise econômica mundial, agravada nacionalmente pela crise política", afirmou Moura.
Para ele, em meio a pressão que a presidente Dilma, assim como o Partido dos Trabalhadores (PT) vem sofrendo, o PCdoB foi o partido de base que mais se mobilizou na defesa do mandato democrático e da continuidade dos avanços sociais dos últimos 12 anos.
"Luciana Santos está protagonizando nacionalmente o movimento contra o golpe e aconselhando a presidenta nos caminhos a se tomar na política contra a ofensiva conservadora, demonstrando assim, o quão estratégico é o papel dos comunistas na manutenção da ordem democrática, na defesa da legalidade constitucional e da retomada do desenvolvimento nacional".
Olinda avança
No âmbito municipal, Luciano Moura reforçou a importância de se destacar a nova cidade que é Olinda a partir da gestão do PCdoB. "O ano de 2016 será mais um do legado do partido, que promete assegurar mais quatro anos de gestão, chegando aos 20 anos à frente do governo da cidade", disse. “Em Olinda, a nós cabe defender nosso legado”, reafirmou.
Durante sua intervenção, Laudijane Domingos, da direção municipal, salientou que a gestão deve vestir sempre a camisa do PCdoB, pois a cada dia cresce a certeza de que está sendo feito um trabalho correto, que só aumenta a transformação da cidade. Luiz Neto, por sua vez, afirmou que "durante todos esses anos, nunca vi o PCdoB em cima do muro, somos um partido de esquerda convicto”.
O secretário municipal de Comunicação, Sidney Mamede, alertou que diante da crise financeira e política é hora de se agarrar ao antes e depois. "Se problemas financeiros dificultam o ritmo do crescimento, é clara a mudança no município, que nunca avançou tanto em educação, saúde, infraestrutura e tantos outros quesitos como nesses últimos 11 anos".
De acordo com Matheus Lins, diante dos desafios apresentados nesse turbulento quadro político, temos a responsabilidade de edificar um partido de massas, enraizado nos movimentos sociais e com capacidade de mobilizar as forças vivas da cidade. “Iremos realizar uma grande Conferência Municipal, organizando nossas bases e fortalecendo nosso sistema de direção, dividindo e coletivizando responsabilidades”, disse.
Texto: Ellen Lacerda
Revisão e edição: Audicéa Rodrigues
Do Recife