“Jogo 10 da Noite, Não” marca presença nas partidas do Brasileirão
A campanha “Jogo 10 da noite NÃO” organizada pelo coletivo Futebol, Mídia e Democracia, da fundação Barão de Itararé, esteve presente em todos os jogos realizados no horário da “quase madrugada” imposto pela Rede Globo.
Por Thiago Cassis, no blog Pelota de Trapo
Publicado 17/09/2015 19:00

Em Belo Horizonte, integrantes do coletivo tiraram fotos, panfletaram e conversaram com os torcedores na porta do estádio Mineirão. A partida foi entre Cruzeiro e Vasco e os torcedores demonstraram total apoio aderindo à campanha.
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Torcedoras do Cruzeiro com cartazes da campanha “Jogo 10 da noite, NÃO” |
Para Leo Souza, integrante do coletivo e torcedor do Cruzeiro, as dificuldades para o torcedor assistir ao jogo às 22 horas são muitas, “inclusive pelo estádio situar-se no setor norte da cidade, cercado pelo campus da Universidade Federal de Minas Gerais, não há acesso de metrô e as linhas de ônibus são deficitárias nessa região, o torcedor que se arrisca sair de casa para assistir o futebol do seu time em um horário desse através de transporte público, inevitavelmente chegará em casa por volta das 2 horas”.
“O Cruzeiro tem muitos torcedores do interior do estado, a maioria das cidades de torcedores que frequentam o Mineirão fica a no mínimo 130 quilômetros de Belo Horizonte, o que inviabiliza acompanhar o clube em todas as vezes que o jogo é disputado às 22 horas”, aponta Leo. Destaca ainda que este horário dificulta a ida ao estádio de pais e crianças por comprometer o horário escolar do dia seguinte. Para os trabalhadores o horário também é complicado, afinal, prejudica quem começa cedo no trabalho.
O Coletivo Futebol, Mídia e Democracia será lançado em Belo Horizonte em outubro.
Porto Alegre
A partida no Beira-Rio foi entre Internacional e Corinthians. E enquanto no campo o líder do campeonato perdia sua invencibilidade de 17 partidas, os torcedores gaúchos estendiam uma grande faixa com o logotipo da campanha.
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Faixa aberta pela torcida do Inter durante partida contra o Corinthians. Jogo 10 da noite, não! |
O apoio à campanha nas arquibancadas do Beira-Rio veio por parte do movimento “o Povo do Clube” que tem como uma de suas principais pautas o alto preço dos ingressos, que afastam grande parte dos torcedores dos estádios.
Segundo Latino, integrante do movimento, além dos ingressos caros o torcedor tem “nos horários dos jogos estipulados pela Globo, que detém o monopólio da transmissão, mais um grande empecilho”. Ele explica que em Porto Alegre, para uma grande parte do torcedor que trabalha no dia seguinte, o horário das 22 horas é “simplesmente inviável”, pela ausência de transporte público. “Se torna mais um fator de elitização dos estádios”, completa Latino.
Ele ainda ressalta que é preciso dar mais protagonismo para o torcedor brasileiro na busca de alternativas para que o futebol volte a ser do povo. “A campanha, organizada nacionalmente, pode ser um passo decisivo nesse sentido”, finaliza.
Santos
Na Vila Belmiro, a “mais famosa do mundo”, apelido do estádio Urbano Caldeira, do Santos, os torcedores declararam apoio à campanha dentro e fora do estádio. Na noite de quarta o time local recebeu, e goleou, o vice-líder Atlético Mineiro em seu estádio.
Rogério Demetrius, idealizador do movimento “Punk Santista”, manda seu recado: “esse horário é uma falta de respeito! Para o torcedor fica impossível assistir ao jogo e pegar uma condução ou mesmo no outro dia para ir trabalhar cedo, então acho que não é nem a questão de abraçar uma ideia (o fim do jogo as 22 horas), mas sim de uma necessidade para que o torcedor possa ir ao estádio”.
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Torcida do Santos demonstra seu apoio |