Bancários: Sindicato intensifica mobilização com encenação e cordel
As mobilizações dentro da Campanha Nacional dos Bancários 2015, promovidas pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE), continuaram na última quarta-feira (09/09), quando dirigentes sindicais e manifestantes entraram nas agências da Av. Bezerra de Menezes, com o grupo Trup Tramas de Teatro apresentando um cordel com o tema “Os 7 Pecados do Capital”.
Publicado 10/09/2015 09:42 | Editado 04/03/2020 16:25

Clientes e bancários puderam conferir a encenação da peleja entre o bem e o mal, com dois personagens: o banqueiro (o Diabo) e a categoria bancária (o Santo).
O tom lúdico da encenação conseguiu a atenção de todos e despertou à reflexão para os principais pontos da Campanha Nacional dos Bancários deste ano, tais como mais contratações, remuneração justa, melhores condições de trabalho, mais saúde e segurança, fim do assédio moral, fim das metas abusivas, entre outras.
Em suas intervenções, os diretores do Sindicato anunciam que essa forma lúdica de apresentar a pauta de reivindicações dos bancários, foi o meio encontrado para dialogar com a clientela dos bancos e com a própria categoria. É uma forma de conscientizar a todos, mostrando a realidade que os bancários vivem no seu cotidiano, a pressão feita pela ganância dos banqueiros e o assédio moral disseminado dentro das agências.
Destacaram, ainda, a possibilidade de haver greve e se ela acontecer, não é responsabilidade dos bancários, mas sim irresponsabilidade dos donos dos bancos, que aumentam suas fortunas, em detrimento de atender bem seus clientes e dar condições de trabalho aos funcionários: são desumanos. Dialogando e querendo contar com a compreensão da sociedade, caso a greve ocorra, os diretores do Sindicato informaram que após quatro rodadas de negociações, os banqueiros e governo esnobaram as reivindicações da categoria. A hora é de intensificar a mobilização, disseram.
Na próxima semana, as mobilizações promovidas pelo Sindicato vão continuar e desta vez serão no corredor bancário da Aldeota.
Fonte: SEEB-CE