Outubro terá reunião entre famílias coreanas separadas pela guerra

Famílias do norte e do sul da Coreia se reunirão do dia 20 ao 26 de outubro para o vigésimo encontro entre parentes separados pela guerra de 1950-53, confirmou hoje o Ministério sul-coreano da Reunificação.

Familiares das duas Coreias se reencontram

A reunião, a segunda em cinco anos, ocorrerá no complexo turístico do monte Kumgang, situado na parte setentrional da península coreana.

O acordo para esse encontro familiar foi proporcionado pela Cruz Vermelha, como parte das negociações entre Seul e Pyongyang que reduziram a tensão entre as partes.

Só 100 famílias do Norte e outras tantas do Sul terão a possibilidade de reencontrarem-se nesta oportunidade. Os encontros familiares coreanos começaram em 1985.

Milhões de pessoas ficaram de um lado e de outro da fronteira entre Norte e Sul da península coreana, depois do conflito bélico de 1950-53, interrompido por um armistício e não por um tratado de paz.

Pouco mais de 65 mil sul-coreanos, a maioria idosos de 80 a 90 anos de idade, registraram-se numa lista que algum dia lhes possibilitará ver seus parentes do Norte.