Atividade de filiação em Campinas reúne centenas de pessoas

A noite quente de inverno ficou ainda mais abrasadora durante o ato de filiação ao PCdoB do ex-vereador Carlinhos Camelô e de lideranças comunitárias e sociais. A atividade reuniu mais de 500 pessoas no salão do Clube Recreativo da Vila Marieta, no dia 31/08, e contou com a presença dos deputados Orlando Silva e Leci Brandão, do presidente do PSB local e secretário Municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida (Wandão).

CarlinhosCamelo2 - Cris Gerez

Na condução dos trabalhos, a animada Zezé Massaioli, presidente do Sindipeic (Sindicato dos Empreendedores Individuais de Ponto Fixo e Móvel de Campinas), foi chamando os convidados ao palco. O primeiro deles, o presidente estadual do PCdoB e deputado federal, Orlando Silva, deu as boas vindas a todos os presentes e saudou o ingresso do ex-vereador. “Carlinhos é uma pessoa querida e estimada e a presença de todos vocês, lotando este salão, é uma prova disso”, afirmou. A segunda mulher no palco, Márcia Quintanilha, presidente do PCdoB/Campinas, estava muito feliz com a presença de tanta gente e o ingresso dos novos filiados. “Juntos, vamos fazer com que a cidade olhe cada vez mais para as necessidades dos camelôs”, conclamou. Ela acredita que a política de ampliação do Partido está no caminho certo e deve se expandir para outras categorias de trabalhadores, para as mulheres e a juventude.

Carlinhos fez uma retrospectiva dos 20 anos de luta dos camelôs em Campinas. Para ele, sua vinda ao Partido tem como objetivo contribuir ainda mais com essa luta. “A gente sempre vem para somar, fortalecer o Partido e fazer a história do PCdoB; daqui para frente junto com toda a militância”. Ao ver o conjunto de trabalhadores informais, Gustavo Petta lembrou-se de quando era líder estudantil e dividia as ruas de Campinas com as manifestações dos camelôs e dos movimentos por moradia. “Sejam bem vindos, todos que lutam por trabalho, renda e moradia”, saudou o vereador.

Representando o prefeito, Wanderley de Almeida reafirmou o compromisso da administração com os trabalhadores informais. E deu uma informação importante: segundo Wanderley, a posse do local onde estão instaladas as barracas fixas dos camelôs será regularizada pelo governo.

Leci Brandão, deputada estadual e responsável por abonar a ficha dos novos filiados lembrou da sua infância em Vila Izabel. A griô afirmou ter muito respeito pelo trabalho que a categoria empreende nas comunidades carentes. “Sejam bem vindos irmãos e irmãs, vamos juntos lutar pelos ideais e princípios dos trabalhadores”, conclamou Leci pouco antes de cantar o clássico Zé do Caroço – que deu início à parte cultural da atividade, regada a muito forró.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior