Chico Lopes: Cobrança de roaming só serve aos donos do negócio
"Cobrança de roaming é indevida e só serve aos donos do negócio", afirmou o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) ao criticar a cobrança de taxa de deslocamento em ligações por celular no Brasil. O parlamentar é autor do projeto de lei que proíbe a cobrança aos usuários que fazem e recebem ligações fora de suas áreas de origem.
Por Joanne Mota
Publicado 23/07/2015 09:20 | Editado 13/12/2019 03:30

O PL, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 19 de junho, mas foi apresentado recurso para que o projeto seja votado em plenário, sofreu um revés por causa de um recurso para que o projeto seja votado em plenário.
Na oportunidade, Chico Lopes criticou não só as operadoras de telefonia, mas todo o serviço que funciona nestes moldes, tal como o serviço das operadoras dos planos de saúde. Segundo ele, é uma herança perversa das privatizações. "Não há uma operadora no Brasil que você possa elogiar. Os serviços públicos outrora privatizados, hoje, são o calcanhar de Aquiles do nosso desenvolvimento", afirmou o parlamentar comunista.
Ao comentar a apresentação do recurso, Chico disse que seguirá firme na luta pelos direitos dos consumidores e destacou que "a apresentação desse recurso quer atrasar a conquista de um direito que já é reclamado pelos consumidores há muito tempo".
Situação
De acordo com reportagem do Portal Vermelho, o PL passará por nova votação no plenário da Câmara dos Deputados, por solicitação de requerimento apresentado pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG) e assinado por outros 68 deputados.
O recurso retarda a tramitação do projeto de lei que, já aprovado pelas comissões de Ciência e Tecnologia e de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, de forma terminativa, já seguiria para votação no Senado.