Seguindo exemplo de outros países, Coreia do Norte inaugura ciclovia

O governo da Coreia do Norte instalou ciclovias nas principais vias de sua capital, Pyongyang, em uma aparente tentativa de reduzir os acidentes de trânsito envolvendo pedestres à medida em que mais pessoas têm dinheiro para usar bicicletas para se locomover.

Seguindo exemplo de outros países, Coreia do Norte inaugura ciclovia

No país, as bicicletas são um modo de transporte caro, mas popular – ter um carro ainda é raro.
Áreas de concreto em longos trechos pavimentados da área central da cidade foram substituídas por uma faixa de ciclovia marcada por linhas brancas.

Imagens feitas pela Reuters mostram uma ciclovia recém-instalada que conduz ao Hotel Ryugyong, imponente torre de 105 andares.

Ciclovia recém inaugurada na Coréda do Norte ( Foto: Jaka Krisnadi/Reuters)


Ciclovias em São Paulo: Combatendo o conservadorismo

Depois de uma onda de críticas com algum eco em parte da imprensa paulista, que alimentava uma suposta indignação de setores da sociedade para os quais somente o automóvel é sinônimo de mobilidade, a ciclovia no canteiro central da Avenida Paulista foi finalmente inaugurada em 28 de junho. O ato resultou na ocupação da famosa avenida por uma correnteza de bicicletas. Por mudar a paisagem e a funcionalidade viária de um dos cartões-postais e centros de efervescência de São Paulo, o gesto tem também um valor emblemático para a política de mobilidade tocada pela gestão de Fernando Haddad (PT). O próprio prefeito se disse surpreso com a reação inicial ao seu projeto de chegar aos 400 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas ainda este ano. Ele esperava mais chiadeira com as faixas destinadas aos corredores de ônibus.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante a inauguração da ciclovia na Av. Paulista 

“Acho que existe uma obsessão da imprensa com as ciclovias. Achei que a mídia fosse ser mais contra as faixas de ônibus, achei que fosse haver mais resistência. Mas com as ciclovias todo mundo esqueceu as faixas de ônibus”, disse Haddad a um seleto público presente a uma aula sua intitulada São Paulo, Cidade Inteligente, na organização Casa do Saber, dias antes da inauguração da ciclovia. A resistência a que se refere chegou até mesmo a contar com liminar expedida pela 5ª Vara de Fazenda Pública, em março, determinando a paralisação da construção dessas vias na cidade, à exceção da Paulista.

Exemplo mundial 

No Brasil, enquanto São Paulo trabalha para consolidar sua malha cicloviária e setores conservadores esbravejam, algumas cidades já colhem frutos de ter realizado a opção pelo transporte alternativo.  O Rio de Janeiro, com 380 quilômetros de ciclovias, tem o maior sistema da América Latina. Foi nos anos 1990 que a administração da cidade começou a pensar no desenvolvimento do sistema cicloviário.


Ciclovia no Rio de Janeiro 

Até o próximo ano, quando serão realizados os Jogos Olímpicos na cidade, o sistema deverá se expandir para 450 quilômetros, e também correções precisam ser feitas para conferir mais segurança aos ciclistas, principalmente em alguns pontos de conflitos com automóveis. Isso, no entanto, não tem impedido que a cidade receba reconhecimento internacional entre as que são mais amigáveis para a bicicleta. Mas, como nem tudo é perfeito, e a exclusão no país se reproduz em cada aspecto da cultura e da economia, permanece para a cidade o desafio de levar as ciclovias para os bairros mais pobres, como a zona norte, que apresenta apenas 28 quilômetros dessas vias. As ciclovias no Rio estão mais concentradas onde a população tem maior poder aquisitivo, como as zonas oeste e sul, e o centro.

Brasília, Curitiba, João Pessoa e Paraíba, são exemplos de outras capitais que investiram em maior ou menor escala, nas ciclofaixas.