Mulheres se preparam para a 5º Macha das Margaridas
A organização da 5ª Marcha das Margaridas realizou mais uma plenária preparatória nesta terça-feira (14), em Brasília. Representantes das centrais CTB e CUT e de movimentos sociais como a UBM e a Marcha Mundial das Mulheres debateram as propostas políticas, a organização e os objetivos da manifestação que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto na capital federal.
Publicado 15/07/2015 15:41
Promovida pela Contag desde o ano 2000 para defender as mulheres do campo, a Marcha se consolidou, ganhou visibilidade e é hoje o maior evento com a participação feminina no Brasil.
Sob o lema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, jovens e senhoras de Norte a Sul do país ocuparão a Esplanada dos Ministérios em luta, principalmente, contra a violência sexista e pela construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero.
A coordenadora do evento, Alessandra Lunas, da Contag, afirmou que a Marcha das Margaridas não é mais uma pauta exclusiva das trabalhadoras rurais, mas mobiliza e representa a luta de todas as mulheres do campo e da cidade.
Ela ainda ressaltou a importância de marchar no atual cenário político. “A Marcha de 2015 acontece num momento estratégico e desafiador frente à conjuntura política que temos hoje no país – talvez o Congresso mais conservador e machista dos últimos tempos, onde até a honra feminina da autoridade maior, a presidenta Dilma, é agredida. Temos que nos unir lutar contra isso”.