Toronto 2015: Tiago Camilo conquista o tricampeonato no judô
A noite foi especial para o judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Tiago Camilo conquistou a sua terceira medalha de ouro e se tornou o maior vencedor brasileiro da modalidade na história da competição. Também subiram ao pódio Mariana Silva, da categoria até 63 quilogramas, Victor Penalber, até 81kg, e Maria Portela, até 70kg, que voltaram para casa com as medalhas de bronze. Todos os judocas são beneficiados pelo programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.
Publicado 14/07/2015 15:03

Camilo, que também conquistou o ouro em 2007 e 2011, considerou o pódio especial na sua trajetória de 17 anos dedicados ao judô. Na final em Toronto, no Canadá, o brasileiro venceu Asley Gonzalez depois de o cubano ter recebido duas punições. “Tenho muito orgulho do que eu conquistei no esporte. A minha trajetória sempre foi traçada de uma forma muito honesta e profissional. Fico muito feliz com os resultados e por mais essa conquista”, disse.
A primeira brasileira a subir no tatame disputando medalhas foi Mariana Silva. Contra a colombiana Diana Velasco, a brasileira venceu por um yuko e um wazari. “Fiquei muito feliz com a minha conquista, mas o meu objetivo era levar o ouro. Qualquer medalha é muito boa para o atleta, mas vou continuar trabalhando para o meu próximo objetivo que é o Mundial”, projetou.
Quinto colocado no ranking mundial, Victor Penalber venceu o judoca Gadiel Miranda, de Porto Rico, com o ippon mais bonito da noite, aos 3minutos48. “Acho que temos que valorizar muito uma medalha de bronze. Não é todo mundo que tem uma medalha em Jogos Pan-Americanos e eu conquistei uma. O atleta está sempre querendo se superar, querendo atingir e ultrapassar o limite. É claro que vou sair com gostinho de quero mais e isso tem que se transformar em motivação”, disse o atleta depois do pódio.
O bronze da Maria Portela foi conquistado depois dela vencer a mexicana Andrea Poo. Para a atleta, a categoria até 70kg é muito equilibrada no Pan e garantir um lugar no pódio é uma grande conquista. “O pódio veio para coroar todo o trabalho que está sendo feito. Errei hoje e vou trabalhar para não repetir no Mundial”, analisou.
O judô brasileiro acumula oito medalhas no Pan de Toronto. Os pódios desta segunda-feira (13) se somam a dois ouros com Charles Chibana (66kg) e Érika Miranda (52kg); uma prata com Felipe Kitadai (60kg); e dois bronzes com Nathália Brigida (48kg) e Rafaela Silva (57kg).
Confira a seguir a participação brasileira no Pan-Americano de Toronto
Canoagem
Os atletas brasileiros da modalidade fecharam o dia com cinco medalhas. O bolsista Isaquias Queiroz conquistou o ouro no C1 1000 metros. As pratas vieram da dupla Isaquias Queiroz e Erlon de Souza no C2 1000 metros e no barco k4 1000m. Os bronzes vieram do barco K2 1000m de Celso Dias e Vagner Júnior e de Ana Paula no K1 500m.
Ginástica artística
Flávia Saraiva levou o bronze no individual geral. Daniele Hypolito terminou a prova na quinta colocação. No individual geral masculino, Caio Souza ficou na quarta colocação. Já Lucas Bitencourt terminou em nono.
Saltos ornamentais
Na plataforma 10 metros, a dupla brasileira, Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso, ficou com a prata. No masculino, Cesar Castro e Ian Matos ficaram em quarto lugar.
Vôlei de praia
A dupla feminina brasileira Carolina Horta e Liliane Maestrini venceu por 2 sets a 0 Elia Machado e Lolette Rodriguez da Nicaragua. No masculino, Vitor e Alvaro Magliano passaram por Mitchel e Eargenell, por 2 sets a 0.
Levantamento de peso
A bolsista Bruna Piloto levou o bronze na categoria até 63kg.
Remo
A dupla brasileira do Skiff Duplo Gabriela Salles e Yanka de Britto terminou na sexta colocação. A equipe brasileira do quatro sem ficou em quinto lugar.
Squash
A dupla formada por Giovanna Veiga e Tatiana Damasio perdeu a disputa das quartas de final por 2 sets a 0 para as norte-americanas Amanda Sobhu e Natalie Grainger.
Tênis
Na eliminatória do tênis individual feminino, a tenista Paula Cristina foi superada por Verônica Cepede do Paraguai, por 2 sets a 0.
Tiro esportivo
Na carabina de ar 10 metros, Bruno Lion ficou em quarto lugar na final.
Polo aquático
O Brasil venceu a Argentina por 15 a 9 e avançou para a final masculina.
Quadro de medalhas
Até a noite de ontem o Canadá liderava o quadro de medalhas com 22 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze. Os Estados Unidos estavam empatados com Cuba na segunda posição com 12 de ouro, mas tinham 12 medalhas de prata, uma a mais que a Ilha.
O Brasil vinha na sexta colocação, com 7 medalhas de ouro, 7 de prata e 15 de bronze. À frente do Time Brasil estão a Colômbia (em 4ª com 10 medalhas de ouro) e o México (em 5º com 9 medalhas de ouro).
Do Portal Vermelho, com Ministério do Esporte e agências