Estudantes da Uece são atropelados em ato contra os cortes na educação
Na manhã a última quinta-feira (9) os estudantes da Uece – Universidade Estadual do Ceará – se manifestavam em um ato pacífico contra os cortes na educação. De forma totalmente violenta, o motorista de um veículo Fox vermelho avançou sobre os estudantes e partiu em alta velocidade deixando três gravemente feridos. A intenção foi, nitidamente, agredir os manifestantes.
Publicado 13/07/2015 11:01
Os pouco mais de cem estudantes que fecharam uma das vias da Avenida Silas Munguba, na região central da capital Fortaleza, fizeram intervenções com pneus, faixas e cartazes. Eles reivindicavam a anulação dos cortes nas bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e das bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae e Extensão) que estão passando por cortes desde o começo do ano em todo o Brasil.
Em nota o DCE da Uece declarou que “ é inadmissível que, em pleno ano de 2015, um ato legitimo dos estudantes acabe de forma tão brutal, oriunda da intolerância de pessoas que não respeitam o livre direito a manifestação”.
E afirmou: “o DCE repudia veementemente qualquer ação que vá de encontro aos direitos dos estudantes de nossa Universidade, e reafirma a importância, ainda mais firme, da luta contra quaisquer cortes na Educação Brasileira e o sucateamento da nossa universidade. Pois todas as conquistas que obtivemos até hoje foram frutos de muita luta dos estudantes, professores e servidores desta universidade”,
A entidade estudantil está acompanhando os estudantes prejudicados na assistência médica e jurídica necessária, e promete ir até o fim para punir os responsáveis. O veículo foi identificado.