Temer: Temos que pensar no Brasil e fazer uma grande unidade nacional

O presidente da República em exercício, Michel Temer, disse em entrevista após sessão solene em homenagem ao ex-presiente da Câmara dos Deputado, Paes de Andrade, nesta quarta-feira (8), que o momento exige a união de forças políticas para melhorar o Brasil.

Michel Temer cerimonia posse nova presidencia PCdoB Luciana Santos - Agência Brasil

“Temos que pensar no Brasil, que fazer uma grande unidade nacional, que mais do que nunca é necessário um pensamento conjugado dos vários setores da nacionalidade, portanto dos vários partidos políticos para que caminhemos juntos em benefício do Brasil”.

Sobre as manobras da oposição para emplacar um pedido de impeachment, Temer disse que não vale a pena “levar adiante” qualquer discussão a respeito do assunto.

“A simbologia da figura do Paes de Andrade revela precisamente esse país que rompeu com o ciclo histórico em que a cada tempo tínhamos uma crise institucional. Hoje temos tranquilidade, para dentro de instituições democráticas, conduzir o país”, acrescentou.

Paes de Andrade faleceu no mês passado e foi deputado federla pelo Ceará entre 1963 a 1999 e foi interlocutor de manifestações contra a censura à imprensa, a violação dos direitos humanos, as cassações de mandatos parlamentares, as prisões arbitrárias e a extinção de partidos políticos. Paes presidiu a Câmara no período de 15 de fevereiro de 1989 a 2 de fevereiro de 1991.

Questionado pela imprensa, Temer reiterou sua permanência na articulação política do governo. “O vice-presidente da República colabora sempre com a articulação política, aliás a sua própria função de eventual substituto, como hoje se deu em face de viagem da presidenta, revela essa necessidade de articulação política permanente”.