China critica comentário do G7 sobre questões do Mar do Sul e do Leste

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, pediu, nesta terça-feira (9), ao G7 (grupo formado por EUA, Canadá, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e Itália) para que respeite a verdade e evite afirmações irresponsáveis em relação às questões do Mar do Sul e do Leste da China.

Ilhas Diayou - Conflict Observer Project

Hong Lei destacou que a China possui a soberania indiscutível sobre as ilhas Diaoyu e os arquipélagos de Nansha. “As atividades de construção nos recifes, realizadas pelo governo chinês, visam reforçar as funções de defesa, navegação e resgate no mar, fazendo parte dos assuntos internos do país. Neste sentido, outros países não têm o direito de interferir nas questões pertinentes somente a China”.

Segundo o porta-voz, a China tem mantido a calma ao tratar das disputas marítimas, visando defender a paz e a estabilidade da região. “As autoridades chinesas dedicam-se à promoção da solução das divergências por meio de diálogo, tendo como princípios o respeito à lei Internacional. Entretanto, como um país soberano, a China vai tomar as medidas necessárias contra atos que prejudiquem a soberania e a integridade territorial chinesa”.