PSUV intensifica campanha eleitoral na Venezuela

A campanha para as primárias do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) iniciou, nesta terça-feira (9), sua terceira fase, na qual os candidatos vão realizar reuniões com os vários movimentos e setores sociais.

eleições internas do PSUV - Correo del Orinoco

“Os postulantes irão discutir, em assembleias populares, com trabalhadores, camponeses, agricultores, ambientalistas e mulheres, entre outros grupos da população”, disse o chefe da cruzada eleitoral da legenda, Jorge Rodriguez.

O PSUV começou em 26 de maio a escolha dos candidatos. Nesta fase, os pretendentes fazem visitas domiciliares para envolver toda a população no processo eleitoral. A ideia é encorajar a participação dos venezuelanos.

Durante a semana pré-eleição, os candidatos vão também desenvolver mobilizações nas ruas e em espaços públicos da nação.

Unasul

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) pediu que os venezuelanos resolvam as diferenças por meios pacíficos.

“O palco para resolver as diferenças entre os venezuelanos é o próximo pleito”, disse a entidade em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (8).

Secretário-Geral da Unasul, Ernesto Samper, confirmou a presença de uma missão de observadores do bloco regional durante as eleições no país.

“A Unasul estará nas próximas eleições na Venezuela e espera que outras organizações internacionais, como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a UE (União Europeia) também estejam presentes”, escreveu Samper em sua conta do Twitter.

Desde a sua fundação em 2008, o bloco composto por Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela, organizou 14 missões de observação eleitoral no continente.