Brasil assina 1ª Declaração do Brics no âmbito do Legislativo
Parlamentares do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram, nesta segunda-feira (8), a 1ª Declaração do Brics no âmbito do Legislativo, durante o 1º Fórum Parlamentar do bloco, realizada em Moscou. No documento, ficou acertado, entre outras coisas, que o grupo vai defender a reforma dos mecanismos globais de segurança, entre eles o Conselho de Segurança da ONU.
Publicado 09/06/2015 14:34
Durante a reunião, os presidentes da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciaram ainda que será criada uma comissão mista para acompanhar os assuntos relacionados ao bloco econômico, em especial a implementação e as execuções do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), cujo capital autorizado inicial é da ordem de 100 bilhões de dólares.
A intenção é que esse colegiado se reúna regularmente de forma preparatória para as reuniões anuais do bloco.
Além de Cunha e Renan, a delegação brasileira no evento foi composta por deputados e senadores de vários partidos e diversos estados da federação, entre eles a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A senadora destacou a importância do fórum na análise do papel dos parlamentos dos Brics na solução dos problemas da política e economias internacionais, entre outros assuntos.
Além da reunião coletiva, os parlamentares também tiveram encontros bilaterais com colegas da Rússia e da China para tratar da elaboração de convênios em diversas áreas, como energia, governança, mineração, finanças e agricultura.