Publicado 04/06/2015 11:37

"O encontro de hoje [3] descortina uma ampla possibilidade de cooperação e já traçamos uma agenda para ela", contou Aldo. O titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação citou, entre as medidas a desenvolver, a concessão de bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), voltadas a inovação e competitividade, em áreas da economia da cultura que sejam de interesse de ambas as pastas. "Por exemplo, para alunos que integram o programa Ciência sem Fronteiras", disse.
"Teremos também uma cooperação ligada à Finep para financiamento ou subvenção de atividades consideradas prioritárias pelo Ministério da Cultura", informou. "E vamos cooperar na área de inclusão social e cultural, e na área digital."
Juca Ferreira comentou que os ministérios já vinham conversando e a reunião consolidou os entendimentos. A seu ver, os temas tratados pelas duas pastas têm uma afinidade "enorme". "Eu até sugeri que no futuro a gente venha a ocupar o mesmo prédio, sem paredes, tal é a integração", pontuou. Ele destacou que a sociedade percebe claramente as conexões entre cultura e educação, mas "não há possibilidade de desenvolvimento cultural no País, disponibilização de acesso pleno, se não for através de uma base tecnológica muito sólida".
O titular do MinC apontou a internet como um assunto estratégico a ser tratado pelos dois ministérios. "Ela talvez seja hoje o espaço cultural mais importante no mundo", disse. Ferreira acrescentou que outro ponto abordado foi a incorporação dos conhecimentos tradicionais como um ativo econômico, com retorno para seus produtores.
Fonte: Ascom/MCTI