Cuba e Noruega manterão apoio ao processo de paz colombiano

Cuba e Noruega reiteraram sua disposição em contribuir para a construção de uma paz estável e duradoura na Colômbia, mediante os diálogos entre a guerrilha e o governo do país sul-americano que se realizam em Havana.

Farc

Ambas as partes chamaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo para que continuem seus esforços na discussão das questões pendentes, incluindo a adoção de um acordo de cessar-fogo bilateral e definitivo.

Em comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira (27) no Palácio de Convenções de Havana, os garantidores do processo de paz expressaram sua preocupação pela atual intensidade do conflito armado nessa nação sul-americana, ao mesmo tempo em que lamentaram as perdas de vidas humanas registradas nos últimos dias.

“Nunca antes, desde o início do conflito, os colombianos estiveram tão próximos de alcançar a paz, por isso a importância de preservar os avanços conseguidos na agenda. A intensidade das ações violentas também põe em risco os esforços práticos para diminuir a intensidade da guerra e aumentar a confiança como são a limpeza e desminagem do território de explosivos de guerra”.

Fonte: Prensa Latina