Proteção ao ciclista: Evaldo Lima propõe sensores nas ciclofaixas

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza mais uma iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB) voltada aos ciclistas. Através do Projeto de Indicação 153/2015, protocolado na última semana, o parlamentar agora propõe a implantação de sensores nas ciclofaixas, destinados a fiscalizar e coibir a invasão destas por parte de veículos.

O objetivo, segundo Evaldo, é incentivar o convívio pacífico entre ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas, além de evitar que motos ou carros trafeguem ou estacionem nas rotas exclusivas para as bicicletas.

"A ideia de uma cidade redesenhada para bicicletas tem sido assimilada positivamente pelos cidadãos de Fortaleza. As ações da atual gestão municipal têm contribuído para isso com a implantação do Plano Diretor Cicloviário Intregado (PDCI), Sistema de Bicicletas Compartilhadas – Bícicletar -, Ciclofaixa de Lazer aos Domingos e novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, além da instalação de Paraciclos (estacionamento de bicicletas) pela cidade. Porém, a novidade da proposta de adotar o pedal como modal de transporte também precisa vir acompanhada de ações de educação no trânsito, sanções, quando as normas não são respeitadas, e respeito recíproco entre motoristas, ciclistas e pedestres", destacou Evaldo.

O líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza aponta que medidas com esta são fundamentais para os ciclistas, pois aponta para a necessidade de o motorista ou motociclista respeitar o espaço destinado aos ciclistas e não trafeguem ou estacionem em ciclovias e ciclofaixas. De acordo com o artigo 181, VIII, do Código Brasileiro de Trânsito, estacionar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa é uma Infração grave, gera a penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.

Além desta proposta, também aguarda votação o projeto de lei de Evaldo Lima que busca instituir o "Selo Empresa Amiga do Ciclista", que visa destacar empreendimentos que adotem estrutura adaptada ao ciclista com bicicletários integrados com banheiros, chuveiros, armários e vestiários. Outro projeto do vereador propõe a disponibilização de sinal wi-fi nas estações de Bicicletas Compartilhadas.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)