Farc e governo colombiano continuam negociações de paz

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a representação do governo continuam, nesta segunda-feira (25), as negociações de paz que ocorrem em Havana.

Farc - Reprodução

Na sexta-feira (22), as Farc suspenderam o cessar-fogo unilateral adotado em dezembro, após a morte de 26 guerrilheiros em um bombardeio realizado quinta-feira (21) pelas tropas do governo.

“Não era nossa intenção suspender o cessar-fogo, proclamado em 20 de dezembro de 2014, como um gesto humanitário”, disse em um comunicado a guerrilha. “Este passo ocorre devido a inconsistência do governo após cinco meses de ofensivas aéreas contra as nossas estruturas em todo o país”.

A última dessas ações militares ocorreu na aldeia de San Agustin, no município de Guapi, 480 km ao sudoeste de Bogotá, onde foi atacado um acampamento insurgente.

A este respeito, o guerrilheiro deplorou "o ataque conjunto da força aérea, do exército e da polícia contra um acampamento da Frente 29 das Farc em Guapi.

Nós tivemos dolorosas mortes de guerrilheiros e soldados, crianças da mesma aldeia e de famílias pobres. Temos de parar com esse sangramento, disse a guerrilha.

Nesse sentido, as Farc disseram que enquanto o governo anuncia que irá manter a ofensiva, eles insistem na necessidade de chegar a um acordo o mais rapidamente possível, um cessar-fogo bilateral.

Fonte: Prensa Latina