Agência chinesa destaca cooperação entre China e América Latina
A cooperação entre a China e a América Latina no setor de produção será vital para a transformação e modernização das respectivas economias, comenta, nesta sexta-feira (22), a agência estatal chinesa de notícias Xinhua.
Publicado 22/05/2015 10:16
Em comunicado por motivo do atual giro do premiê Li Keqiang por países latino-americanos, a Xinhua destaca os principais aspectos dos vínculos entre este gigante da Ásia e a região.
Em sua opinião, a cooperação bilateral ajudará a reviver a economia da América Latina e o intercâmbio, a maior capacidade de produção ajudará a respectiva modernização e transformação econômica.
O veículo destaca que a América Latina tem sido exportadora de matérias primas e produtos de pouco ou nenhum valor agregado, e que depois de 10 anos de crescimento sustentado essa região perdeu preponderância devido à queda de preços, que incidem negativamente na demanda externa.
Nesse contexto, a agência aponta à importância da visita do premiê Li a Brasil, Colômbia, Peru e Chile para consolidar a cooperação nos setores de aviação, maquinaria e equipamentos, produtos de alta tecnologia, eletricidade, energia renovável e infraestrutura.
A Xinhua alerta que no meio da transformação da economia mundial, tanto a China como a América Latina enfrentam os desafios da reestruturação industrial e a otimização para promover o desenvolvimento interno.
Fonte: Prensa Latina