Rússia e EUA não chegam a consenso nas questões da Ucrânia e da Síria
O vice-chanceler russo, Serguei Ryabkov, afirmou nessa segunda-feira (18) que ele e a secretária de Estado adjunto dos EUA, Victoria Nuland, não conseguiram chegar a um consenso, nem selar compromissos sobre as questões da Ucrânia e da Síria.
Publicado 19/05/2015 12:15
Após a reunião realizada em Moscou, Ryabkov revelou que os dois se concentraram na discussão sobre as relações entre Rússia e EUA. A Rússia ficou decepcionada com o atual relacionamento com os EUA e atribuiu a maior responsabilidade da sua deterioração aos norte-americanos.
O diplomata russo reforçou que apesar da vontade de melhorar as relações, os dois lados falharam em chegar a um acordo. A Rússia sustenta uma postura clara e sólida em relação às questões ucraniana e síria. Entretanto, a parte russa está mais flexível em relação aos EUA.
Nuland, por sua vez, falou que a conversa com o colega russo focou em criar um ambiente livre e justo para eleições no Leste da Ucrânia. Ela salientou que os EUA apoiam uma solução por meio pacífico da questão ucraniana, pedindo aos envolvidos a aplicação do acordo de Minsk.
“Os EUA querem fornecer a ajuda necessárias para pôr em prática as cláusulas no aspecto humanitário, bem como as políticas econômicas”. A diplomata reiterou a postura norte-americana na questão ucraniana de parar o fornecimento de armas aos envolvidos no conflito.
Fonte: Rádio China Internacional