Entidades vão às ruas contra financiamento de campanha eleitoral
A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas realiza Caminhada e ato cultural nesta quarta-feira (20), com concentração às 9 horas em frente à Catedral de Brasília. O Bloco da Reforma Política Democrática, que seguirá até a Câmara dos Deputados, marca o repúdio popular ao parecer da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para a Reforma Política.
Publicado 19/05/2015 16:43
O relatório constitucionaliza o financiamento empresarial das campanhas e cria o “distritão” para a eleição de deputados e vereadores, aprofundando a influência do poder econômico nas eleições.
“O financiamento por empresas das campanhas eleitorais é uma das principais origens da corrupção no Brasil”, sintetiza dom Joaquim Mol, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e coordenador da Comissão pela Reforma Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma das 113 entidades que integram a Coalizão.
O Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Coalizão propõe o fim do financiamento das campanhas políticas por empresas, a paridade de sexo, eleições proporcionais em dois turnos e o aperfeiçoamento de mecanismos de democracia direta.