O Globo: as manchetes que você não leu
A orientação que norteia a produção jornalística de O Globo tem em primeiro lugar a preocupação de fazer refletir, em suas manchetes, os interesses políticos da família Marinho. Sobra pouco espaço para notícias que tenham impacto real na vida das pessoas ou consistência política relevante. Em qualquer dia da semana esta é uma constatação fácil de fazer.
Publicado 12/05/2015 20:33
Nesta terça-feira (12) não seria diferente. A edição do jornal traz 14 chamadas de capa. Como é de costume, nada menos do que sete com viés negativo para o governo federal. Vejamos apenas quatro chamadas que “faltaram” na capa da edição desta terça-feira. Julguem os leitores se seriam ou não assuntos relevantes.
A manchete que você não leu: EUA liberam Shell para fazer extração de petróleo no Ártico
O presidente estadunidense, Barack Obama, concedeu nesta segunda-feira (11), licença para que a Shell perfure poços de petróleo e gás natural no oceano Ártico a partir de julho. A polêmica decisão enfrenta a oposição de ambientalistas e cientistas. Os críticos alegam que o frágil ecossistema ártico não resistirá, além de apontar que a exploração vai acelerar o processo de derretimento do gelo que, segundo estudos, desaparecerá por completo naquela região em 2050, com consequências imprevisíveis. O jornal da família Marinho não deu destaque ao assunto, mas por outro lado trouxe na capa a chamada “Kim Kardashian, ‘meus selfies são pensados’”.
A manchete que você não leu: ONU se posiciona contra a redução da maioridade penal
A ONU Brasil divulgou uma nota nesta segunda-feira (11) onde expressa ser contra a redução da maioridade penal no Brasil. Segundo a nota “O Sistema ONU condena qualquer forma de violência, incluindo aquela praticada por adolescentes e jovens. No entanto, é com grande inquietação que se constata que os adolescentes vêm sendo publicamente apontados como responsáveis pelas alarmantes estatísticas de violência no País, em um ciclo de sucessivas violações de direitos. Dados oficiais mostram que, dos 21 milhões de adolescentes que vivem no Brasil, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Os adolescentes são muito mais vítimas do que autores de violência”. O jornal da família Marinho não deu destaque ao assunto, mas por outro lado trouxe na capa a chamada da coluna de Merval Pereira onde o colunista amestrado inova: ataca o Lula.
A manchete que você não leu: França pede fim de bloqueio a Cuba
Nesta segunda-feira (11), O presidente da Franca, François Hollande, em discurso na Universidade de Havana, pediu o fim do bloqueio comercial e econômico imposto pelos EUA desde 1962. Hollande, que é o primeiro chefe de estado francês a visitar Cuba, teve um encontro privado de 50 minutos com Fidel Castro e qualificou a reunião como “histórica”. O jornal da família Marinho não deu destaque ao assunto, mas por outro lado trouxe na capa a chamada da coluna de Míriam Leitão, onde a colunista amestrada inova: ataca a presidenta Dilma.
Colabore com o Notas Vermelhas: envie sua sugestão de nota ou tema para o email wevergton@vermelho.org.br