Evento em SP marca 41 anos da Revolução dos Cravos
Nesta sexta-feira (9), foram encerradas as atividades que relembram o 41º aniversário da Revolução dos Cravos, comemorado no dia 25 de abril. Os atos foram realizados em São Paulo ao longo das últimas semanas.
Publicado 09/05/2015 15:36
Durante o evento de encerramento, o secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, Ricardo Abreu, destacou que o atual momento europeu é muito diferente do ideal imaginado pela Revolução dos Cravos.
Segundo ele, a crise econômica de 2008 intensificou o surgimento de um movimento direitista e extremista.
O debate foi organizado pela Casa de Portugal e pelo Centro Cultural 25 de Abril e o encontro discutiu justamente a crise na Europa e traçou este paralelo com a Revolução Portuguesa.
O evento contou ainda com Carlos Machado Santos, um dos capitães que participou da revolução. Para ele, participar deste movimento foi muito marcante pois permitiu devolver a liberdade aos portugueses.
“A maioria de nós estava empenhada em acabar com o regime ditatorial e fascista, no qual não existia liberdade de expressão, não havia liberdade de imprensa, os partidos políticos eram proibidos, só o partido do governo tinha assistência legal. Era um regime que colonizava outros povos.
A Revolução Dos Cravos foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 25 de abril de 1974. A revolução estabeleceu a democracia no país e promoveu importantes transformações políticas e sociais.
Do Portal Vermelho