Evaldo Lima destaca sanção de ações para Gestão de Resíduos Sólidos
Na última quarta-feira (06/05), o prefeito Roberto Cláudio assinou o documento referente ao Programa de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, após ter sido aprovado pelos vereadores do município. A sanção e importância do projeto foram destaque no pronunciamento do vereador Evaldo Lima (PCdoB) em sessão da Câmara Municipal de Fortaleza. Para o parlamentar, o Projeto de Lei Complementar vem para otimizar a fiscalização sobre o lixo acumulado em toda a capital cearense.
Publicado 07/05/2015 10:26 | Editado 04/03/2020 16:25
"Temos a percepção de que os grandes geradores de resíduos sólidos têm a responsabilidade de realizar a sua própria coleta. Todavia, a legislação que tínhamos até agora era muito frouxa com relação a isso. O prefeito Roberto Cláudio trouxe essa discussão à Câmara para melhorar a forma como tratamos a questão", ressaltou Evaldo Lima, líder do governo na CMFor.
Desde que a mensagem foi apresentada na Casa do Povo por Roberto Cláudio, em março deste ano, Evaldo Lima, que foi relator do projeto, defendeu a urgência da pauta e promoveu amplo debate acerca do tema. O vereador requereu e presidiu audiência pública na Câmara Municipal sobre o manejo de resíduos sólidos, abrindo espaço para discussão entre representantes do Legislativo, secretarias, empresas e sociedade civil. Evaldo definiu o debate como "um dos mais fundamentais para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza".
Atualmente, a capital cearense gera média diária de 1,89 toneladas de resíduos sólidos – o equivalente a cidade norte-americana de Nova Iorque e superior a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo. Para Evaldo Lima, era fundamental que esse problema histórico da cidade fosse resolvido, com a participação ativa do povo fortalezense. Com o programa, os grandes produtores de resíduos sólidos em Fortaleza serão responsabilizados pelo acúmulo desenfreado de lixo no município, com multas estipuladas pelo plano.
O projeto conta com 13 eixos de atuação que pretendem, em curto, médio e longo prazo, melhorar as condições de limpeza urbana. A meta envolve diversas ações, órgãos e a própria população como fiscalizadora.
Está previsto no programa a implementação de sistema eletrônico de controle, ciclomonitoramento, implantação de novas lixeiras, ecopontos, área de recebimento de reciclagem, apreensão de contêineres irregulares, requalificação de áreas degradadas, desenvolvimento dos projetos “Fiscal Cidadão”, “Recicla Fortaleza” (coleta seletiva), “Alô Cidade Limpa”, “Reciclando Atitudes”, além de uma nova legislação para padronização das calçadas.
"O Programa de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos toca em algo fundamental para a nossa cidade, que é a educação ambiental", finalizou Evaldo.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)