Chanceleres discutem agenda da Celac para os próximos cinco anos
Chanceleres dos 33 países que integram a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) discutem, nesta terça-feira (5), a agenda do bloco regional até 2020. O encontro acontece em Quito, no Equador.
Publicado 05/05/2015 10:30
O documento discutido inclui os cinco eixos de trabalho que foram propostos pelos presidentes pró-tempore da organização entre 2014 e 2015, da Costa Rica e Equador, respectivamente.
A partir deste acordo os objetivos concretos a serem cumpridos durante o quinquênio são: redução da pobreza extrema e desigualdade; educação, ciência, tecnologia e inovação; meio ambiente e mudanças climáticas; infraestrutura e conectividade e financiamento para o desenvolvimento.
Os chanceleres abordaram ainda as relações da Celac com a União Europeia, China, Russia, Índia, Turquia e Japão, entre outros blocos e países.
A programação do encontro foi apresentada com antecedência, durante o mês de abril, pelo chanceler equatoriano Ricardo Patiño, que visitou países da América Central, América do Sul e Caribe.
Fundada em 2011, a Celac integra todos os países do continente americano, exceto Estados Unidos e Canadá.
Fonte: Prensa Latina