Exército vai ajudar moradores de Xanxerê, devastada após tornado
O Exército mobilizou nesta terça-feira (21) uma tropa de 100 homens para ajudar na remoção dos escombros e limpeza do município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, atingido por um tornado na tarde desta segunda-feira (20).
Publicado 22/04/2015 09:22
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil mantém contato com a Defesa Civil estadual para levantamento dos estragos e definição de como será a ajuda do governo federal. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve ir a Xanxerê.
Duas pessoas morreram, 120 ficaram feridas e três estão hospitalizadas em estado grave, segundo a Defesa Civil. Mais de mil pessoas estão desabrigadas e pelo menos 2,6 mil edificações sofreram algum tipo de dano em seis bairros do município.
A força da tempestade arrancou cinco torres de energia elétrica, afetando 200 mil unidades consumidoras. O município sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Um ginásio desabou.
A Defesa Civil do estado informou que o abastecimento de água está sendo restabelecido hoje e o de energia deve levar pelo menos três dias para voltar à normalidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tornado não deve se repetir. O tempo deve ficar nublado o restante da semana, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A Defesa Civil disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. Segundo o órgão, o Ministério da Integração Nacional disponibilizou-se a enviar ajuda às localidades atingidas. O governador Raimundo Colombo determinou que todas as instituições do estado atendam aos moradores de Xanxerê e de Ponte Serrada, onde também há registro de danos.
Fonte: RBA