Alemanha, França, Rússia e Ucrânia debatem novo acordo de Minsk
Os chanceleres de Alemanha, França, Rússia e Ucrânia, divulgaram na madrugada desta terça-feira (14) uma declaração conjunta em Berlim, apelando às diversas partes ucranianas para executarem na integralidade o novo acordo de Minsk e para impulsionarem o andamento em relação à resolução política dos conflitos.
Publicado 14/04/2015 10:01
Segundo a declaração, no encontro realizado nesta segunda-feira (13), na capital alemã, os quatro chanceleres trocaram opiniões em relação ao estado do leste ucraniano e sobre o impulsionamento da execução completa do novo acordo de Minsk. Os países consideram que ainda existe um grande volume de conflitos no leste da Ucrânia e que a situação do país ainda é intensa.
A declaração pede que todos os lados ucranianos suspendam os conflitos, cumpram a promessa de cessar-fogo total e retirem as armas pesadas. Os chanceleres ainda exigem que a equipe de ligação envolvida na questão ucraniana, que conta com a Ucrânia, a Rússia e a Organização de Segurança e Cooperação para a Europa (OSCE), realize negociações com a missão especial de observação da OSCE, a fim de elaborar o cronograma.
Além disso, os chanceleres ainda concordaram em criar, o mais rápido possível, as quatro equipes de trabalho sob o enquadramento da equipe de ligação envolvida na questão ucraniana. Os trabalhos das quatro equipes estarão relacionados, respectivamente, com a segurança, o processo político, os projetos humanitários e os assuntos econômicos.
Fonte: Rádio China Internacional