MEC poderá ofertar novos cursos de formação no exterior
Para atender à demanda gerada pela expansão da educação profissional e tecnológica, o Ministério da Educação (MEC) desenvolve cursos de formação no exterior para professores e gestores de institutos e centros federais de educação tecnológica.
Publicado 31/03/2015 16:28

Os cursos têm duração de três meses, em média, em instituições similares aos institutos federais brasileiros. Ou seja, de ciências aplicadas. A oferta é feita por meio de chamadas, e os participantes têm de comprovar vínculo formal permanente com a instituição (servidor concursado) e apresentar projeto de desenvolvimento local, um plano de ação.
“O professor vai para a instituição no exterior e, na volta, à luz do que viu no modelo internacional, com ajustes e implementações, aplica seu projeto no Brasil, no instituto em que trabalha”, afirma o coordenador do núcleo Estruturante de Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, uciano de Oliveira Toledo.
Oferta de cursos
Dois grupos na Finlândia e um no Canadá já fizeram a capacitação, que tem previsão de outras três edições. A Setec negocia a ida de mais grupos à Finlândia (60 pessoas), Canadá (80 pessoas) e Alemanha (40 pessoas). Também está em estudo a oferta de cursos na Holanda, Reino Unido e Austrália.
A rede de instituições federais de educação profissional e tecnológica conta hoje com 30 institutos, dois centros de educação tecnológica e o Colégio Pedro II. De 140, em 2004, passou-se para 562 unidades, distribuídas por todo o país. Em dez anos, foram contratados mais de 20 mil profissionais.
Sobre a Setec
A função da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica veiculada ao MEC é planejar, orientar, coordenar e avaliar o processo de formulação e implementação da política no setor.
Também compete à Setex promover o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica em consonância com as políticas públicas e em articulação com os diversos agentes sociais envolvidos, bem como definir e implantar política de financiamento permanente na área.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Educação