Congresso lança Frente Parlamentar Mista do Esporte    

Aprovação do Plano Nacional do Esporte, renovação da Lei de Incentivo, acompanhamento e fiscalização das obras dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Esses serão os principais debates que movimentarão as discussões da Frente Parlamentar Mista do Esporte, lançada nesta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados.

 

 

Ministro do Esporte (segundo da esq. p/ dir.) virá ao Congresso uma vez por mês
- Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Com 211 deputados federais e 11 senadores, o grupo terá a coordenação do deputado federal João Derly (PCdoB-RS). Também farão parte, como vice-presidentes, o senador Romário (PSB-RJ) e o deputado Andrés Sanchez (PT-SP).

O presidente da Frente, João Derly, considera importante unir forças no Parlamento para que se possa trazer para votação projetos que mudem a vida das pessoas. Para Derly, o esporte deve ser encarado como ferramenta de transformação social. “O fortalecimento da cultura esportiva é uma coisa que a gente não mensura. Ter um ídolo desperta o desejo de praticar um esporte e, se existe uma política esportiva, com certeza nós vamos ter um ganho enorme na sociedade”.

Segundo o ministro do Esporte, George Hilton, a frente será importante para estabelecer um diálogo entre o governo e o Parlamento na elaboração das políticas públicas que vão apoiar o esporte, sobretudo, na criação do Sistema Nacional do Esporte. Hilton afirmou que virá ao Congresso uma vez por mês para ouvir as propostas dos parlamentares. “Quero que a Frente Parlamentar seja esse espaço para que a gente possa ter uma agenda para atender os pleitos dos deputados”, destaca o ministro.

O Sistema Nacional do Esporte é uma proposta que o governo federal pretende apresentar ao Congresso no segundo semestre de 2015. A ideia é definir as responsabilidades da União, dos estados e municípios na formação de atletas e no desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

“A proposta do sistema é importantíssima para que a gente tenha uma política séria de Estado, independentemente de governo. É o desejo de todos nós que somos apaixonados pelo esporte. Nos honra ouvir que o governo pretende usar a Frente para trazer a discussão ao Congresso”, declara Derly.

A cerimônia de lançamento da Frente contou com a participação de autoridades, parlamentares e de atletas olímpicos, como o lutador de MMA, Rodrigo Minotauro. Para ele, é necessário ter pessoas que entendam de esporte no Congresso. “A Frente é importante para buscar melhorias para o esporte. Tenho certeza que com leis de incentivo eles podem contribuir muito para o esporte brasileiro”, garante.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara