Jô quer subcomissão para ampliar relações comerciais do Brasil     

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) propôs à Casa a criação de uma subcomissão de Comércio Exterior para atuar no debate e sugestão de medida que ampliem as relações comerciais do Brasil em todo o mundo.  
 

 

Jô quer subcomissão para ampliar relações comerciais do Brasil

Recém-empossada na presidência da Comissão, ela já recebeu várias delegações estrangeiras e presidiu um fórum internacional. Nas conversações, o propósito de intensificação das relações comerciais com o Brasil é uma das metas. E nelas, a comissão tem papel relevante, observa a parlamentar.

Na semana passada, Jô Moraes recebeu uma delegação da União Europeia cuja embaixada no Brasil é chefiada pela diplomata portuguesa, Ana Paula Zacarias. As relações entre o país e a União Europeia são superavitárias, favoráveis ao Brasil e a meta é intensifica-las.

Na reunião, foram tratados assuntos alusivos a um possível acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que hoje esbarra em barreiras protecionistas. A embaixadora pediu que o acordo bilateral passasse a ser uma agenda da comissão. Segundo Jô Moraes, “a priorização da pauta interessa sobretudo ao Brasil pela relevância desses acordos bilaterais no cenário regional e internacional”.

Contato com canadenses

Jô Moraes também recebeu uma comitiva de parlamentares do Canadá, liderada pelo presidente da Câmara dos Comuns, Andrew Scheer. “A tratativa de assuntos, não só comerciais, mas também parlamentares, é de fundamental importância para a troca de experiências na perspectiva de avanços comuns”, avalia a presidenta da Comissão de Relações Exteriores.

Nas conversas, os parlamentares procuraram saber as perspectivas para a ampliação comercial entre as duas nações e demais intercâmbios nas áreas culturais e tecnológicas.

Os parlamentares também conversaram sobre a reforma política em discussão no Brasil e revelaram as diferenças entre os sistemas eleitorais dos dois países. “O sistema eleitoral canadense não admite financiamento de empresas. E o teto de gastos por deputado pode chegar a US$ 90 mil, o que demonstra uma campanha muito barata”, comenta a parlamentar brasileira.

“Lá há a possibilidade de ressarcimento dos gastos de campanha com recursos governamentais, desde que sejam rigorosamente comprovados”, explicou a deputada Jô Moraes, que manifestou surpresa com a juventude dos parlamentares canadenses. Para ela, “é uma demonstração de grande renovação dos quadros políticos”.

Outros países

Em audiência com representantes do Azerbaijão, Jô Moraes destacou que o país tem expertise em exploração de petróleo e gás e já é parceiro comercial do Brasil, especialmente na compra de aviões.

Segundo Jô Moraes foi simbólico o encontro por se tratar da primeira visita de uma delegação daquele país ao Brasil. Eles também manifestaram interesse no estreitamento das relações comerciais, no campo tecnológico e cultural entre os dois países.

Outro país que compra aviões do Brasil é a Arábia Saudita. À frente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Jô Moraes também recebeu uma delegação de parlamentares do pais, chefiada por Mohammed Bin Hamed al Nakadi.

A Arábia Saudita é hoje o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, sendo o segundo maior fornecedor de petróleo. As conversações com a presidente do colegiado também foram no sentido do estreitamento das relações comerciais e de cooperação entre os parlamentos das duas nações.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Jô Moraes