Novos membros do Conselho da Juventude são empossados
A Prefeitura do Recife empossou, nesta segunda-feira (25), os novos membros do conselho da Juventude. Os 25 conselheiros irão cumprir o mandato de dois anos e terão, entre outras metas, que organizar a 3ª Conferência Municipal da Juventude, que será realizada até o final deste ano.
Publicado 11/03/2015 09:36 | Editado 04/03/2020 16:55
A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela, e contou com as presenças do secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, e da presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ângela Guimarães.
No Recife, 26% da população é composta por jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos. Para Jayme Asfora, a posse e a estruturação do conselho representa um novo momento para a secretaria. “A partir de agora teremos, efetivamente, a participação da sociedade dentro da gestão, o que possibilitará um maior controle social das ações”, explicou.
De acordo com a conselheira Zanzul Alexandre, o órgão é resultado de grande mobilização social. “Além de discutir e elaborar políticas públicas para a juventude, vamos nos deter em assuntos que preocupam a sociedade de maneira geral, como o extermínio de jovens negros da periferia”, disse a representante da RPA 1.
O Conselho de Juventude do Recife, instituído pela lei municipal 17.561/2009, é um órgão permanente deliberativo e consultivo das Politicas Públicas de Juventude na cidade do Recife com a finalidade de estudar, elaborar, analisar, monitorar, aprovar e propor políticas que permitam a integração do jovem no processo social, ambiental, econômico, político e cultural da cidade.
O conselho é formado por oito representantes do poder público, um da Câmara dos Vereadores e 16 da sociedade civil. Fazem parte do órgão as secretarias de Juventude e Qualificação Profisisonal; Educação; Saúde; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Cultura; Turismo e Lazer; Mulher; e Governo e Participação Social.
Além disso, estão representados no conselho a Câmara dos Vereadores, as seis regiões político-admisnitrativas (RPA) e as entidades Diaconia, Instituto Olé, Movimento Tortura Nunca Mais, Movimento Frei Caneca, Associação Metropolitana de Hip Hop, Juventude Socialista Brasileira, Juventude Socialista do PDT, Juventude em Rede, Fórum de Juventude Negra de Pernambuco e Associação Pernambucana de Cegos.
Fonte: Prefeitura de Recife