Publicado 09/03/2015 10:08 | Editado 04/03/2020 16:45
O lançamento da escola de formação dos comunistas no Maranhão conta com a participação de Nereide Saviani, professora da PUC-SP e membro do Comitê Central do PCdoB. Ela é a diretora da Escola Nacional de Formação. O curso conta com a participação de dirigentes comunistas dos 25 maiores municípios do estado e dirigentes da capital. Os participantes serão reprodutores das aulas em seus municípios e suas regiões.
Na abertura do evento, Saviani apresentou aos participantes o “Sistema Nacional de Formação do PCdoB”, em que explicou como deve ser estruturada a sua implantação em nível estadual. Fábio Palácio, diretor da Fundação Maurício Grabois, apresentou as linhas de atuação da entidade: “Realizaremos seminários, debates e outras ações que envolvam a intelectualidade e a sociedade para o debate sobre uma nova hegemonia política e cultural em nosso estado”, disse.
O responsável pelo trabalho de formação, Adriano Matos (Mu), disse que, com o lançamento da Escola no Maranhão, o PCdoB inicia uma nova fase visando garantir à militância uma formação qualificada ao debate político e filosófico das bases comunistas e que eleve ainda mais a sua atuação nas diferentes áreas da vida social. O evento segue até domingo e conta ainda com a participação de Altair Freitas, membro da Escola Nacional e que também veio de São Paulo para ministrar aulas. “Estamos dando o pontapé inicial para a estruturação de uma forte política de formação do PCdoB no Maranhão”, disse Egberto Magno, vice-presidente estadual do partido. Por sua vez, Márcio Jerry, Secretário estadual de Articulação Política e Assuntos Federativos do governo e presidente estadual da legenda, ressaltou a formação política e ideológica como fundamental para o atual momento do partido, marcado pelo crescimento e expansão.