Vázquez anuncia suas principais medidas para o novo governo uruguaio
O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, anunciou, neste domingo (1º/3), suas primeiras medidas e projetos de lei, enquadrados em três pilares, e disse que seu governo se caracterizará pela prudência, pela transparência e pela prestação de contas.
Publicado 02/03/2015 11:52
Em uma cadeia nacional de rádio e televisão, o novo mandatário – que já governou anteriormente entre os anos de 2005 e 2010 – pontuou que o primeiro pilar priorizará o gerenciamento do governo com um novo impulso à descentralização. Ele agregou que o segundo dará ênfase ao diálogo social e o terceiro aos direitos humanos.
Vázquez assumiu a presidência, depois que José Mujica encerrou seu mandato de cinco anos. O mandatário adiantou que seu governo dialogará com todas as forças políticas sobre os assuntos importantes da agenda do país.
“Volto com o compromisso de cumprir o prometido. Serei o presidente de todos os uruguaios”, disse. Ele enfatizou que "o diálogo e os acordos devem estar orientados pela vontade e pelo mandato da cidadania".
Com respeito à inserção internacional do Uruguai, o presidente afirmou que esta se dará com base no "regionalismo aberto com apego ao direito internacional e aos compromissos internacionais assumidos pelo país".
Por outro lado, disse que convocará o Fórum Uruguai 2050, no segundo semestre do ano, para elaborar uma agenda com vários temas.
Entre suas primeiras ações, anunciou a constituição de um grupo de trabalho cuja tarefa essencial será a investigação dos crimes cometidos durante a ditadura uruguaia (1973-1985).
Ele destacou entre os anúncios a criação do Sistema Nacional Integrado de Cuidados para atender as necessidades das crianças, pessoas com necessidades especiais e adultos maiores que não podem se cuidar.
Vázquez ainda mencionou a criação de um sistema integrado para a educação e outro de saúde, bem como o impulso a projetos de construção de moradias sociais, entre outras medidas.
Fonte: Prensa Latina