Comissão Europeia reconhece bom trabalho cubano no combate ao ebola
O comissário europeu para ajuda humanitária e manejo de crises, Christos Stylianides, reconheceu o papel desempenhado por Cuba no combate à epidemia de ebola.
Publicado 27/02/2015 15:33
Stylianides, que se reuniu com a vice-ministra cubana de Saúde Pública, Marcia Cobas, expressou que a comunidade internacional deve agradecer à maior das Antilhas por colocar a serviço dos necessitados toda sua experiência no setor.
Também considerou que teve a oportunidade de apreciar o trabalho que realizam os médicos da ilha em vários países da África Ocidental.
Por sua vez, Cobas explicou as medidas levadas a cabo para formar e treinar os especialistas de saúde em todos os países africanos onde há colaboradores cubanos, assim como na América Latina e no Caribe.
Ela explicou que cerca de 18 mil receberam treinamento para enfrentar o ebola e outras emergências epidemiológicas como resultado dessas atividades de formação.
A conversa também teve como tema a Conferência Internacional de Alto Nível sobre a doença, que será realizada no próximo dia 3 de março, em Bruxelas, na Bélgica, especificou a nota da sede diplomática cubana no país europeu.
No encontro estão previstos o debate e a adoção de medidas sobre questões referidas à etapa pós-ebola e às medidas para que não haja ressurgimento ou focos epidêmicos de outras febres hemorrágicas.
Na conferência também deverão ser discutidas as estratégias de cooperação com os países afetados para ajudar na reestruturação de seus respectivos sistemas de saúde.
Fonte: Prensa Latina