Rússia acusa Kiev de destruir acordos de Minsk
O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vitali Tchourkine, disse, nesta quinta-feira (19), que, ao pedir o envio de um contingente de manutenção de paz, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar destruindo os acordos de Minsk (capital da Bielorrússia).
Publicado 19/02/2015 09:15

“Quando alguém, em vez de fazer aquilo que estabeleceu em acordo, promove um novo esquema, levanta a suspeita de que defende a destruição dos acordos de Minsk”, disse o diplomata, citado pela agência russa de notícia RIA Novosti.
Nessa quarta-feira (18), o presidente ucraniano anunciou que Kiev vai pedir o envio de um contingente de manutenção de paz designado pelas Nações Unidas para a área de conflito do Leste. “Esses acordos acabaram de ser concluídos. Se propuseram, em seguida, outros esquemas, a questão que se coloca é a de saber se vão ou não ser respeitados”, acrescentou.
O Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprovou, na noite desta quarta-feira (18), a proposta do presidente para a entrada no país da missão da ONU, para impor o acordo de cessar-fogo, que foi quebrado no Leste da Ucrânia, após Debaltseve, cidade ferroviária estratégica, ter sido dominada por insurgentes.
O chefe de Estado da Ucrânia disse esperar que as consultas para a criação da força comecem rapidamente. O conflito na Ucrânia teve início em abril de 2014 e já deixou quase 6 mil mortos.
Fonte: Agência Brasil