Governo da Venezuela entrega 200 mil bolsas universitárias

Os jovens estudantes dos liceus (pré-universitários) venezuelanos podem optar a partir de agora por 200 mil bolsas para estudar na universidade aprovadas pelo presidente do país, Nicolás Maduro.

Prédio principal da Universidade de Carabobo, Valencia, Venezuela

“Que ninguém fique sem a sua, devem ser distribuídas corretamente em todas as escolas, concedemos 548 milhões de bolívares para custear essas bolsas estudantis”, destacou o chefe de Estado.

Maduro explicou que os recursos provêm do Fundo de Eficiência Socialista, produto dos dividendos gerados pelas empresas estatais Cantv, Conviasa, Banco da Venezuela, Padarias e Areperas Socialistas, entre outras.

Das 200 mil bolsas, 15 mil foram outorgadas nesta quarta-feira (11) pelo Presidente a uma quantidade similar de estudantes de educação média, que se juramentaram como integrantes do Programa Nacional de Preparadores Estudantis para alunos do primeiro ano.

A decisão executiva esteve acompanhada pela entrega de outros estímulos a esses jovens, entre eles equipamentos de computação de alta geração produzidos no país.

O chefe de Estado autorizou também a atribuição de 50 milhões de bolívares para o Fundo de Eficiência Socialista com o propósito de capacitar 10 mil estudantes através de intercâmbios com escolas técnicas.

Fonte: Prensa Latina