China prepara reforma para modernizar setor agrícola

A China intensificará as reformas e a inovação para acelerar sua modernização agrícola em 2015, de acordo com um importante documento de políticas divulgado nesta semana pelo Partido Comunista da China (PCC) e pelo governo.

Campo de plantio na China

“Dado que a economia chinesa, sob a "nova normalidade", encontra-se em transição tornou-se uma questão-chave continuar consolidando a posição da agricultura como a fundação da economia e continuar aumentando a renda dos agricultores”, assinala o documento.

O "Documento Central Nº 1" refere-se ao primeiro dos importantes documentos de políticas, divulgados a cada ano pelo Comitê Central do PCC e pelo Conselho de Estado, o gabinete chinês.

Este é o 12º ano consecutivo que o documento se concentra na agricultura e assuntos rurais. O texto enumera cinco aspectos e 32 pontos para o trabalho detalhado do governo nas reformas relacionadas com os "três assuntos rurais", que são a agricultura, o campo e o grupo de agricultores.

Segundo o documento, a China vai se empenhar para transformar o modelo de desenvolvimento da agricultura, fomentar políticas benéficas para os agricultores, impulsionar a construção de um novo campo socialista, aprofundar as reformas rurais e fortalecer o Estado de direito ao lidar com os assuntos rurais.

“O documento deste ano põe mais ênfase em "fortalecer a reforma e a inovação", em comparação com o de 2014”, disse o especialista da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas Zhu Lizhi. 

Zhu sublinhou que espera-se que a modernização agrícola se acelere com a ajuda do novo documento de políticas.

Fonte: Agência Xinhua