Rússia ressalta necessidade de solução pacífica para crise síria
O chanceler russo, Sergei Lavrov, qualificou como positiva a reunião recentemente realizada em Moscou entre representantes do governo sírio e as diferentes vertentes da oposição. Durante uma conferência entre os chanceleres da Rússia, Índia e China, Lavrov disse que a os membros da oposição síria que não conseguiram participar da reunião expressaram o desejo de participar do próximo encontro.
Publicado 03/02/2015 12:12

O chefe da diplomacia russa acrescentou que os princípios identificados nas reuniões de Moscou, compartilhados entre todas as partes, dão esperança de preparar as condições para iniciar um processo pacífico, em que participam todos os sírios na formação das bases que definirão o futuro do seu país.
Lavrov disse que a Rússia vai continuar as consultas com os parceiros internacionais e com os países vizinhos da Síria com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma posição unificada da oposição.
O ministro do Exterior russo também analisou com os seus homólogos da Índia e da China várias questões globais, como a situação da Ucrânia e no Afeganistão e concordou com eles sobre a necessidade de ampliar a cooperação na luta contra o terrorismo
Já o chanceler chinês Wang Yi disse que é importante se esforçar para preservar a estabilidade da região e criar iniciativas e mecanismos que promovam o trabalho com base na parceria e abertura abrangente para alcançar maiores conquistas para todos.
Wang salientou a disponibilidade da China para cooperar com a Rússia e a Índia, para unificar o plano de ação em busca do desenvolvimento de longo alcance e encontrar interesses comuns em termos de justiça, equidade e realização do desenvolvimento e prosperidade comum.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, declarou que as atitudes dos terroristas e de seus apoiadores não podem ser justificadas.
O ministro ressaltou a importância dos Brics (grupo que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e que o bloco consolidou a capacidade de influenciar o que acontece no mundo.
Fonte: Sana