Derly anuncia disposição de luta na Câmara em favor do esporte
O esporte terá uma voz altiva na Câmara dos Deputados na legislatura que começo esta semana. O anúncio foi feito pelo deputado João Derly (PCdoB-RS), em seu primeiro discurso no Plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (2). Ele também manifestou disposição em reforçar a lutar de sua bancada pela aprovação das reformas estruturantes que o Brasil necessita.
Publicado 03/02/2015 16:41
“O esporte é um elemento fundamental de integração e identidade nacional, é uma ferramenta importante na promoção da saúde e da segurança pública, de inclusão social e de desenvolvimento educacional. O esporte tem o poder de mudar a vida, e isso não podemos tirar do nosso horizonte”, avalia o deputado que assume o seu primeiro mandato.
Segundo o parlamentar, aprovar as reformas política e tributária vai atender as demandas da sociedade e permitir o resgate da população no Legislativo.
“Precisamos trabalhar pela agenda das grandes reformas que o País precisa para seu desenvolvimento econômico, social e democrático. Temos que assumir o compromisso de fazer uma reforma tributária que busque justiça e que tire o fardo mais pesado das costas dos pobres e da classe média”, discursou.
Em sua fala, o deputado também destacou que “a reforma política é outro debate que não podemos mais adiar. Apesar de ser um assunto difícil, cuja complexidade é reconhecida por todos, é fundamental para a manutenção da democracia brasileira e para a recuperação da imagem da classe política.”
“ Acredito que nós, a cada projeto, podemos ajudar a mudar a vida das pessoas, levando um pouco mais de dignidade e direitos a todos. É nisso que acredito e é por isso que estou aqui, colocando-me a serviço do povo brasileiro, agora, não mais como atleta, mas como deputado federal, função que muito me honra”, pontuou.
Defesa do esporte
Ele disse que o seu maior compromisso é elevar o debate no Brasil sobre o esporte. “ Vivi o esporte durante toda a minha vida. Fui atleta olímpico e, em 2005, fui o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de judô. Dois anos mais tarde, em 2007, devido ao trabalho conjunto de muitas pessoas, conquistei o bicampeonato mundial, feito que até hoje não foi igualado, o que me faz ser um dos únicos atletas olímpicos do Congresso Nacional”, contou o parlamentar.
Baseado na experiência pessoal, Derly destacou as políticas públicas e leis que tem ajudado o desenvolvimento do esporte brasileiro nos últimos anos, citando o Programa Bolsa Atleta, a Lei Agnelo Piva e a Lei de Incentivo ao Esporte, que, segundo ele, precisa ser renovada nesta Casa.
O estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (UNESCO), em agosto 2.011, revelou que para um dólar investido no esporte são economizados cerca de três em ações da saúde pública, afirmou, defendendo investimento pesados no Plano Nacional de Esporte. “Precisamos desenvolver efetivamente o esporte educacional, promover o esporte e o lazer e consolidar as políticas para o esporte de alto rendimento”, declarou, encerrando sua fala com a afirmação de que “o esporte transforma as vidas das pessoas e de uma nação.”
Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier