Partido dos Trabalhadores realiza ato em Minas para celebrar 35 anos
Na próxima sexta-feira (6), o Partido dos Trabalhadores celebra 35 anos em um ato político que se realizará no Centro de Convenções Minas Centro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além do aniversário de fundação, o PT comemora em 2015 a marca de 13 anos à frente da direção do país. As comemorações acontecem nos dias 5 e 6 de fevereiro.
Publicado 01/02/2015 12:57
Confirmaram presença no encontro a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do partido, Rui Falcão, os governadores eleitos pelo PT, entre eles o governador de MG, Fernando Pimentel, as principais lideranças da sigla na Câmara e no Senado, prefeitos, ministros e demais personalidades que auxiliaram na construção da legenda.
O evento contará também com a presença do ex-presidente do Uruguai José Mujica. O líder socialista é famoso pela modéstia na forma de viver e pelo modo inovador com o qual conduziu a política de seu país, com a adoção de medidas progressistas, como a descriminalização do aborto, a liberação da maconha e o casamento homoafetivo.
Neste mesmo dia, acontecerá, ainda a reunião do Diretório Nacional, com início das 10 horas, no Ouro Minas Palace Hotel, também na capital mineira.
No dia 5 de fevereiro, o secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo, e o vice-presidente nacional, Alberto Cantalice, coordenador de Mídias Digitais da legenda, vão reunir secretários estaduais de Comunicação dos diretórios para debater novas estratégias de divulgação de ações em 2015.
O encontro terá tons de comemoração e reflexão, com temas imprescindíveis para a ano em pauta. Questões estratégicas como o futuro da sigla, a necessidade de reforma interna e revitalização da imagem do partido, principalmente entre os jovens e reaproximação com movimentos sociais deverão ser levantadas pelos dirigentes.
Reforma política
Integra ainda a celebração de aniversário do partido, o Dia Nacional de Mobilização e Coleta de Assinaturas para a Reforma Política, que será realizado no dia 10 de fevereiro. A ação mobilizar a militância na meta de colher pelo menos 1,5 milhão de assinaturas para levar ao Congresso Nacional um Projeto de Iniciativa Popular para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva.
Nesse dia, qualquer município com diretório do PT, poderá coletar assinaturas para o projeto de reforma política do partido. Em junho, o partido se reúne novamente para a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador.
Fonte: Agência PT de notícias