Universidades estaduais formalizam entrega de editais para concurso
Aconteceu na última quarta-feira (28/01), na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), mais um encontro com foco na realização do concurso público para docentes das três universidades estaduais.
Publicado 30/01/2015 13:22 | Editado 04/03/2020 16:26
Participaram da reunião, liderada por Inácio Arruda, os reitores Jackson Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Fabianno de Carvalho, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), além do vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo e de representantes de sindicatos e do movimento estudantil.
O principal objetivo do encontro foi a entrega, pelas universidades, da minuta do edital de cada uma das instituições, conforme acordado com os três reitores na última reunião, no dia 14 de janeiro. Urca e UVA entregaram nas mãos de Inácio o documento que já trata, dentre outras questões, da distribuição das vagas dentro das universidades.
A Uece, no entanto, não forneceu o edital da instituição. O reitor Jackson Sampaio defendeu a necessidade de mais quatro vagas para a universidade, a serem ainda pleiteadas com o governador. No dia 6 de janeiro, Camilo Santana anunciou a realização de concurso público para professores das IES estaduais, sendo 120 vagas para a Uece, 67 para a UVA e 62 para a Urca.
Inácio informou ao reitor da Uece que, ocorrendo ou não o atendimento à solicitação, a entrega do edital da instituição precisa ser feita até esta sexta-feira (30/01), como forma de não atrasar o processo das três universidades. “Queremos fechar o mês de janeiro já com os editais, de modo a dar mais agilidade para a realização do concurso, pois os documentos ainda serão analisados pela Seplag”, explicou Inácio.
Inácio Arruda tomará posse como titular da Secitece no próximo dia 2 de fevereiro. Está nos planos de sua gestão a defesa de menos burocracia para o preenchimento das vagas decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento nas universidades estaduais, bem como dos processos de liberação de professores para cursarem Mestrado e Doutorado. O novo secretário também trabalhará na elaboração, em conjunto, de um plano estratégico para o desenvolvimento e consolidação do Ensino Superior no Estado.
Fonte: Assessoria de Inácio Arruda