Publicado 27/01/2015 10:16 | Editado 04/03/2020 16:26
O município de Itapipoca, localizado a 140 km de Fortaleza, recebeu na última segunda-feira (26/01), o novo campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Mais de mil pessoas, entre autoridades e membros da comunidade, acompanharam a solenidade de inauguração, que contou com as presenças do ministro da Educação, Cid Gomes; do governador do Estado, Camilo Santana; do reitor do IFCE, Virgílio Araripe; e do prefeito da cidade, Dagmauro Moreira.
Até 2016, serão entregues mais sete unidades no Ceará. E, segundo o ministro Cid Gomes, a ampliação deve continuar. “Nosso compromisso é ampliar o acesso à educação. Estão sendo implantados mais sete campi do Instituto Federal no Ceará, mas ainda há margem para expansão. Creio que vem mais por aí”, revelou o ministro, que esteve em sua primeira visita oficial ao Ceará após tomar posse à frente do Ministério da Educação (MEC).
O governador Camilo Santana reforçou o discurso de Cid Gomes sobre expansão. “Precisamos garantir que nossos jovens possam ter equipamentos como esse do IFCE de Itapipoca. Já estamos conversando sobre ampliar essa rede”, comentou.
“É uma meta cumprida, pois temos muito a fazer pela educação, que deve ser sempre prioridade”, destacou o reitor Virgílio Araripe, informando à comunidade que a unidade já oferta os cursos de Operador de Computador e Cuidador de Idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, que também fazem parte do programa Mulheres Mil, vêm ocorrendo desde dezembro de 2014.
Já a oferta de cursos regulares pelo IFCE de Itapipoca, acrescenta o reitor, começará ainda no primeiro semestre de 2015, por meio das formações técnicas em Edificações e Mecânica. “Os cursos foram definidos em parceria com a comunidade, por meio de consulta”, orgulha-se Virgílio Araripe. O processo resultou na indicação de oito cursos técnicos e cinco superiores.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), futuro titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece), destacou em sua fala a importância da formação de mão de obra de nível técnico. "Essa instituição é muito importante, pois aqui formamos desde o soldador até o engenheiro. O grande salto para a mudança do Brasil é a educação", frisou o parlamentar, que é ex-aluno do curso técnico em Eletrotécnica do IFCE.
Bastante concorrida, a solenidadede de inauguração do campus de Itapipoca ainda contou com as presenças dos deputados federais Chico Lopes, André Figueiredo e Odorico Monteiro (eleito); o secretário substituto de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Oiti de Paula; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias; além de reitores de outras instituições, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, pró-reitores e diretores-gerais do IFCE.
Estrutura
O campus de Itapipoca possui área construída de 4.442 m², incluindo bloco didático de dois pavimentos – com 10 laboratórios e 20 salas de aula –, bloco administrativo, auditório, biblioteca e sala de videoconferência. A estrutura abrange ainda um segundo bloco didático voltado para os cursos da área da indústria, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.
Fonte: IFCE